A pré-temporada do Esportivo visando a disputa da Divisão de Acesso de 2024 contará com jovens promessas integradas ao elenco profissional, comandado pelo técnico Gustavo Papa, os quais vão ganhar uma oportunidade em atuar na preparação do clube para a competição estadual e lutar por um espaço no time. O plantel terá, ao todo, dez jogadores das categorias de base promovidos à equipe principal.
Dentre os atletas, a maioria fez parte do elenco da categoria sub-20 na temporada passada, que contou com diversos destaques como os atacantes Cassiano Ziemieski Hernandes, de 19 anos, o qual foi o vice-artilheiro do Gauchão A2 Sub-20 com seis gols, e Kauã Garcia, de 17 anos, uma das importantes peças na equipe alviazul.
Além deles, também foram promovidos ao elenco profissional o lateral-esquerdo André Luiz Riboldi, de 19 anos, e o zagueiro Caio Daniel Drehmer, também de 19 anos, os quais integram a base alviazul há mais de cinco anos, passando por todas as categorias de alto-rendimento do clube.
Outros jogadores que chamaram a atenção da comissão técnica do Esportivo foram os zagueiros João Bianchi Locatelli e Rhuan Gabriel Schopf de Oliveira, e o atacante Pedro Gregori Wulff, todos com 17 anos, os quais também fizeram parte do elenco da equipe sub-20 em 2023 na disputa da competição estadual.
O mais jovem atleta dentre os promovidos é o goleiro Douglas Silva, de apenas 16 anos, o qual vai se juntar aos arqueiros Rafael Roballo e Ronald na pré-temporada. Dentre os atletas que recentemente chegaram ao clube e que estarão no elenco profissional estão o volante Edmilson Junior Paim de Souza, de 17 anos, que tem passagem pelo Glória de Vacaria, e o meia Alex Sandro de Souza Pinto, de 20 anos, que atuou no Gauchão Sub-20 A2 pelo alviazul e que passou recentemente pela base do Brasil de Farroupilha.