13°C 29°C
Bento Gonçalves, RS
Publicidade

Bento Gonçalves registra 17 casos de Dengue

O bairro com mais ocorrências é o Fátima, com quatro confirmações. A Vigilância Ambiental ressalta quais são as recomendações para o combate ao mosquito Aedes Aegypti. 

04/03/2024 às 11h14
Por: Renata Oliveira Fonte: NB Notícias
Compartilhe:
Bento Gonçalves registra 17 casos de Dengue

Os casos de dengue em Bento Gonçalves continuam aumentando. De acordo com o Painel de Casos da Dengue RS, a Capital da Uva e do Vinho já registrou 17 pacientes com a doença, sendo 12 autóctones (quando são contaminados na cidade). O bairro que mais registrou casos foi o Fátima. 

A Prefeitura de Bento Gonçalves, através da Vigilância Ambiental com seus agentes de endemias, vem realizando diversas ações de combate ao mosquito. "Com o aumento do número de casos, estamos realizando a pesquisa do vetor ( mosquito) nos locais onde há pacientes. Quando positivo para mosquito Aedes aegypti, realizamos a desinsetização no local e arredores com fumacê. Pontos estratégicos são vistoriados a cada 15 dias e 126 armadilhas são monitoradas mensalmente pelos agentes de endemias. Ações de "bota fora" são realizadas nos bairros para recolhimento de materiais descartados pela população," explica a médica veterinária da Vigilância Ambiental, Analiz Zattera. 

A médica conta que o bairro que mais registrou casos, no momento, foi o Fátima com quatro confirmados, contudo as demais localidades da cidade seguem em alerta. Até esta segunda-feira, 04 de março, já foram registrados 17 infectados, sendo 12 deles autóctones (quando são contaminados na cidade). A maioria dos pacientes estão na faixa etária dos 30 aos 49 anos. Também é destacado que já foram notificados 107 possíveis doentes, 24 ainda estão em investigação e 66 já foram descartados. 

A recomendação da Vigilância é cuidar de todos os depósitos de água nas residências e usar repelente. "Diminuição dos depósitos de água do ambiente ainda é a melhor maneira de combater a proliferação e consequentemente a epidemia de dengue. 10 minutos de vistoria na casa e arredores durante a semana são suficientes para identificar e eliminar depósitos que servem de criadouros. Encontrando depósitos com água, basta virá-los de boca para baixo, eliminar com lixo reciclável ou colocando em local coberto. Cada morador pode eliminar os depósitos dentro da sua casa. Em caso de denúncias, realizar no Fala Cidadão, pelos números 3055-7166 ou 3055-7142 (WhatsApp). Recomendamos o uso de repelentes de corpo e de tomada em locais onde há muita infestação por mosquitos," ressalta Analiz. 

Prefeitura realiza ação de recolhimento de carros abandonados

Carcaças de carros abandonadas, com vidros quebrados, lataria enferrujada e muitas vezes sem pneus causam transtornos para a população, pois se tornam depósito de lixo, ratos e do mosquito Aedes aegypti. Além de muitas vezes servirem de abrigo para moradores de rua, consumo de drogas e outros problemas de segurança. Com base nisso, a Prefeitura realizou na última sexta-feira, 1º de março, uma operação para recolhimento destes veículos. 

Os resíduos removidos serão levados para o depósito da Prefeitura, e armazenados por 60 dias, podendo os proprietários retirá-los mediante o cumprimento das sanções correspondentes. Se após o prazo de armazenamento o proprietário não buscar o veículo, será dada destinação adequada. A remoção de carcaças e veículos abandonados está prevista na lei nº 5964/2015.

Sobre o mosquito

O Aedes aegypti tem, em média, menos de 1 centímetro de tamanho, é escuro e com riscos brancos nas patas, cabeça e corpo. Com hábitos diurnos, sobretudo ao amanhecer e ao entardecer, o inseto (apenas a fêmea) se alimenta basicamente de sangue humano. A reprodução acontece em água parada (limpa ou suja), onde os ovos são depositados.

Os principais sintomas da dengue são:

Febre alta (maior que 38.5°C) de início abrupto e que dura entre 2 e 7 dias
Dores musculares intensas
Dor ao movimentar os olhos
Mal-estar
Falta de apetite
Dor de cabeça
Manchas vermelhas no corpo
Ao apresentar os sintomas, é muito importante procurar a Unidade de saúde mais próxima, para diagnóstico e tratamento adequados

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários