O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul está comemorando 129 anos nesta sexta-feira, 1º de março.
No dia 1° de março de 1895 foi criado o 1º Corpo de Bombeiros de Porto Alegre e do Rio Grande do Sul, denominado na época de “Companhia de Bombeiros de Porto Alegre”, com características militares, veículos movidos à tração animal e administrada pelo próprio município, que cobrava uma taxa, juntamente com os impostos do comércio, da indústria e proprietários de imóveis, além de auxílio da Intendência Municipal e das Companhias Seguradoras contra o fogo.
Contava em seu início com um efetivo de "17 legendários bombeiros” e estruturava-se em 1ª Seção de Incêndio, localizada na Rua Jerônimo Coelho, em Porto Alegre e 2ª Seção de Incêndio, localizada na Praça Rui Barbosa, no Centro de Porto Alegre. Seu 1º Comandante foi o Sr. Norberto Garrido da Silva, nascido em Portugal, em 04/04/1843 e falecido em Porto Alegre 08/05/1911, sendo enterrado no Cemitério da Santa Casa de Misericórdia, na atual Avenida Azenha, em Porto Alegre.
Atualmente, a corporação conta com mais de três mil militares espalhados por todo o Estado. Suas missões são a segurança contra incêndio, o combate a incêndios, as buscas e salvamentos, as ações de defesa civil e a polícia judiciária militar.
Mín. 14° Máx. 25°