O Hospital Tacchini mantém uma comunicação constante com a Secretaria Municipal de Saúde, operando 24 horas por dia, 7 dias por semana, através de seu Núcleo Regulatório. Essa colaboração tem como principal objetivo agilizar o processo de transferência de pacientes que inicialmente procuraram a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) 24 horas e necessitam dos recursos oferecidos pelo hospital.
No decorrer do último ano, os resultados desse trabalho conjunto têm sido positivos, conforme indicam os números registrados. Em 2023, o município realizou um total de 5.670 pedidos de transferência de pacientes para o Hospital Tacchini. Destes, apenas 184 pedidos (menos de 4%) foram recusados, seja por não atenderem aos critérios de hospitalização estabelecidos no contrato entre as instituições, ou devido ao Tacchini não ser referência SUS na especialidade necessária.
Dentre os pedidos, 81,8% dos pacientes foram efetivamente transferidos para o Tacchini para receber atendimento, enquanto 15,4% dos pedidos foram cancelados pela Secretaria Municipal de Saúde. Destaca-se que, dos pedidos de transferência provenientes da UPA, 84% foram confirmados e aceitos para atendimento em um prazo de até 6 horas. Apenas 8% das transferências demoraram mais de 1 dia para serem efetivadas.
“Para alcançarmos esse nível de excelência é necessário um trabalho conjunto, realizado por profissionais de diversas áreas do hospital. Além de agilizar a parte administrativa das transferências, trabalhamos para acelerar a recuperação dos pacientes e a liberação dos leitos recém desocupados. São várias peças de uma engrenagem”, descreve a coordenadora corporativa de logística e acessos do Tacchini Sistema de Saúde, Caroline Jaskowiak.
Sistema em tempo real
A tecnologia também tem papel importante para alcançar esses resultados. Desde o final de setembro, o Tacchini concluiu a implementação da fase 2 do Sistema de Gerenciamento de Internações em leitos hospitalares do SUS no Rio Grande do Sul, conhecido como Gerint. Na prática, isso significa que o governo passou a ter acesso, em tempo real, a todos os dados relacionados aos pacientes da rede pública de saúde, estejam eles internados ou esperando por um leito.
Ou seja: com a nova fase, os dados de internação e o prontuário eletrônico passaram a ser todos alimentados em tempo real na ferramenta até que o paciente receba alta médica. O programa também permite verificar a lista de espera por vagas dentro do hospital.
Isso garante que a Central Estadual de Regulação mantenha um mapa de ocupação atualizado. Dessa forma, o Tacchini passou a fazer parte dos 7% de hospitais de fora da capital estadual a oferecer as ferramentas necessárias para garantir uma maior eficácia e rapidez em caso de necessidade de transferências ou busca por vagas em outras instituições, por exemplo.
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