Um estudo realizado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), com base em dados do Ministério da Cidadania, revelou que Bento Gonçalves se destaca como o município gaúcho com a menor população vulnerável inscrita no Cadastro Único — mapa das famílias de baixa renda no Brasil — entre todas as cidades com mais de 80 mil habitantes.
De acordo com o levantamento, que considera a razão entre a quantidade de pessoas inscritas no Cadastro Único e a população total do município, Bento Gonçalves ocupa o 18º lugar entre as 410 cidades brasileiras avaliadas com a menor população vulnerável em todo o país e o primeiro lugar no Estado.
Os números revelam uma redução significativa na quantidade de pessoas em situação de extrema pobreza no município. De 2022 para 2023, houve uma queda de 16%, passando de 5.245 para 4.422 indivíduos nessa condição. No último ano, foram realizados 15.790 atendimentos no Cadastro Único.
Dentre as ações implementadas pela Prefeitura de Bento Gonçalves para beneficiar especialmente os mais necessitados, destacam-se os mutirões do trabalho, nos quais os candidatos têm a oportunidade de dialogar diretamente com as empresas que oferecem vagas de emprego, além do Balcão de Oportunidades e do Balcão do Primeiro Emprego. Além disso, são oferecidos cursos profissionalizantes gratuitos, alinhados às principais demandas do mercado local. A ênfase na inserção dos beneficiários no mercado de trabalho não apenas aumenta a renda das famílias, mas também reduz a dependência de programas assistenciais.
Mín. 17° Máx. 27°