Os moradores de Monte Belo do Sul estão indignados com a organização da Festa da Uva de Caxias do Sul. Isso porque o nome de uma das principais festas do município, o Polentaço, vem sendo utilizado de forma indevida pelo evento caxiense. A Festa da Uva recebeu uma notificação extrajudicial para retirar a marca de todas as suas divulgações em até 48 horas.
A notificação extrajudicial foi enviada para a direção da Festa da Uva pelo Centro de Tradições Italianas de Monte Belo do Sul. Criada em 1996, a marca Polentaço foi registrada como propriedade do Centro de Tradições ainda em 2003 e confirmada oficialmente e de forma definitiva em 2007. Trata-se de um dos orgulhos da comunidade de Monte Belo do Sul.
A Festa da Uva vinha divulgando ao longo da semana em diversos meios de comunicação a realização de seu Polentaço no sábado, 24 de fevereiro. Segundo a notificação extrajudicial, o evento de Caxias do Sul não pedui autorização para realizar o uso da marca, o que aconteceu de forma indevida. "O uso ilícito da marca Polentaço é parasitário, tendencioso e induz o consumidor ao erro", diz um trecho da notificação.
Com base nessas questões, o documento exige que a Festa da Uva cesse a divulgação da marca Polentaço em qualquer meio de comunicação, remova de seu site e suas redes sociais qualquer menção à marca Polentaço e reporte ao Centro de Tradições Italianas de Monte Belo do Sul, em até 48 horas, quais medidas foram tomadas. A notificação é válida até a quarta-feira, 28 de fevereiro, caso contrário, o Centor de Tradições entrará com medidas na justiça contra a Festa da Uva.