13°C 29°C
Bento Gonçalves, RS
Publicidade

Festa da Uva tem 48 horas para retirar a marca Polentaço de seu evento

Centro de Tradições Italianas de Monte Belo do Sul é detentor da marca e não autorizou a utilização do nome, que faz parte de uma das grandes festas do município.

26/02/2024 às 08h38 Atualizada em 27/02/2024 às 09h53
Por: Marcelo Dargelio
Compartilhe:
Uso indevido da marca Polentaço causou indignação na comunidade de Monte Belo do Sul - Foto: Leonardo Portella/Agência RBS/Divulgação
Uso indevido da marca Polentaço causou indignação na comunidade de Monte Belo do Sul - Foto: Leonardo Portella/Agência RBS/Divulgação

Os moradores de Monte Belo do Sul estão indignados com a organização da Festa da Uva de Caxias do Sul. Isso porque o nome de uma das principais festas do município, o Polentaço, vem sendo utilizado de forma indevida pelo evento caxiense. A Festa da Uva recebeu uma notificação extrajudicial para retirar a marca de todas as suas divulgações em até 48 horas.

A notificação extrajudicial foi enviada para a direção da Festa da Uva pelo Centro de Tradições Italianas de Monte Belo do Sul. Criada em 1996, a marca Polentaço foi registrada como propriedade do Centro de Tradições ainda em 2003 e confirmada oficialmente e de forma definitiva em 2007. Trata-se de um dos orgulhos da comunidade de Monte Belo do Sul.

A Festa da Uva vinha divulgando ao longo da semana em diversos meios de comunicação a realização de seu Polentaço no sábado, 24 de fevereiro. Segundo a notificação extrajudicial, o evento de Caxias do Sul não pedui autorização para realizar o uso da marca, o que aconteceu de forma indevida. "O uso ilícito da marca Polentaço é parasitário, tendencioso e induz o consumidor ao erro", diz um trecho da notificação.

Com base nessas questões, o documento exige que a Festa da Uva cesse a divulgação da marca Polentaço em qualquer meio de comunicação, remova de seu site e suas redes sociais qualquer menção à marca Polentaço e reporte ao Centro de Tradições Italianas de Monte Belo do Sul, em até 48 horas, quais medidas foram tomadas. A notificação é válida até a quarta-feira, 28 de fevereiro, caso contrário, o Centor de Tradições  entrará com medidas na justiça contra a Festa da Uva.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Alexandre Há 9 meses Caxias do Sul Em nova mutum teve o polentaço, mas não vi ninguém de "mi-mi-mi " com isso. Respeito é bom, mas por causa de uma palavra fazer todo esse barulho.....coisa de gente recalcada.
Renato João Gehlen Há 9 meses Novo Hamburgo/RS Mas vai criar vergonha e, aí invés de está brigando por marca ou expressão, vão sentar juntos e degustar está polenta regada de um bom vino. A vida já é tão cheia de problemas e querem arranja mais?
PauloFKHá 9 meses Montenegro Logo não vamos poder mais expressar qualquer palavra da língua portuguesa pois vai ser domínio de alguém.
Bruckmann Há 9 meses Portão, RsCoisa ridícula, alguém tomar para si uma expressão linguística típica da região, é no mínimo vergonhoso... Pior é um juiz acatar tal pedido, deve estar sem ter o que fazer. É o fim dos tempos!
Erson HorstHá 9 meses Teutonia RSDetalhe, esse nome foi usado e está registrado em todas as mídias, é um título registrado em no.e daquela pequena cidade, é um registro concedido a ela, então n deve ser usado por outro evento e ou cidade! Concordo sim que deve ser notificado para retirar o uso indevido dessa marca! Sugiro inverter a situação, Caxias do Sul gostaria que uma outra cidade usasse em um evento o nome " Festa da Uva "? Pensem e reflitam!
Mostrar mais comentários
Mostrar mais comentários