13°C 29°C
Bento Gonçalves, RS
Publicidade

Pais de autistas organizam manifestação contra UNIMED em Bento

O protesto ocorre neste sábado, 24, depois que a instituição privada da região cortou os serviços da Terapia Análise do Comportamento Aplicada (ABA) e 250 crianças e jovens com o transtorno do espectro autista estão sendo prejudicadas.

23/02/2024 às 17h30 Atualizada em 25/02/2024 às 08h19
Por: Renata Oliveira Fonte: NB Notícias
Compartilhe:
A manifestação contra o corte do serviço iniciará na frente da unidade da UNIMED em Bento Gonçalves. Crédito: Divulgação
A manifestação contra o corte do serviço iniciará na frente da unidade da UNIMED em Bento Gonçalves. Crédito: Divulgação

O Grupo bento-gonçalvense de famílias atípicas de crianças e jovens autistas Voz Azul está organizando uma manifestação contra a UNIMED na manhã deste sábado, 24, para reivindicar a volta do fornecimento da Terapia ABA, tratamento essencial para pessoas com o transtorno do espectro autista. A situação ocorre após o corte do serviço pela instituição privada na região da Serra Gaúcha e que prejudicará cerca de 250 crianças. 

A Terapia ABA (sigla que vem da língua inglesa que significa Applied Behavior Analysis, ou, em português, análise do comportamento aplicada) é um método de intervenção mais bem-sucedido para crianças com algum desenvolvimento atípico, por isso é indicado àquelas com transtorno do espectro autista. 

E de acordo com uma das integrantes do Grupo Voz Azul, Silvana Alves, esse serviço começou a ser suspenso para famílias usuárias do Plano de Saúde da UNIMED que tinham atendimento domiciliar e escolar. “A UNIMED vem notificando as famílias usuárias do plano de saúde que tem atendimento domiciliar e escolar da Terapia ABA com atendente terapêutico, e após a notificação, vem o corte. A explicação e justificativa é que o atendimento domiciliar e escolar não está regulamentado pelo rol da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), somente em ambiente clínico, por isso a importância da regulamentação da mesma,” explica Alves. 

Porém, sem essa Terapia, a evolução do paciente fica prejudicada. “Esse tipo de terapia ajuda a entender 3 perguntas básicas: Como o comportamento funciona? De que forma comportamento é afetado pelo meio em que a pessoa vive? Como ocorre o aprendizado? A partir desses questionamentos, o método ABA busca trabalhar o impacto da condição autista em situações reais. O objetivo, então, é fazer os comportamentos desejáveis e úteis serem ampliados e diminuir aqueles que são prejudiciais ou que estão afetando negativamente o processo de aprendizagem. Visa trabalhar os comportamentos socialmente relevantes para a vida das pessoas. A perda dessa terapia impacta profundamente na vida dessas famílias, pois no autismo é fundamental a continuidade dos tratamentos,” segundo o blog Autismo em Dia.  

Além disso, Silvana destaca que mais de 200 crianças estão sendo afetadas pela decisão da instituição e que o custo do serviço particular é alto. “Atualmente cerca de 250 crianças da região nordeste do estado, Bento, Garibaldi, Carlos Barbosa, Caxias e região estão sendo afetadas pelo corte da terapia. Alguns pais foram atrás de orçamentos em clínicas privadas para continuar o tratamento, mas os valores - cerca de R$ 120 a hora - se tornam caros, pois vários já pagam o plano de saúde particular,” explica a representante do Grupo. 

No dia 16 de fevereiro deste ano, pais de crianças e jovens autistas de Caxias do Sul organizaram uma manifestação no centro da cidade para pedir a manutenção e regulamentação da terapia e esse movimento inspirou os pais de Bento Gonçalves. Desta forma, cerca de 60 pais irão se reunir neste sábado, 24, às 9h, para um protesto. “A manifestação será feita como uma caminhada, com saída em frente ao escritório da UNIMED em Bento, até a Via Del Vino, pois precisamos de respostas,” frisa Silvana. 

A Reportagem do NB entrou em contato com a assessoria de imprensa da UNIMED Nordeste e eles enviaram uma nota de esclarecimento. No texto, é ressaltado que "são subordinados à regulação e fiscalização da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS)" e que o tratamento "não possui cobertura contratual e nem está previsto pelo rol de procedimentos da ANS," sendo assim, "a operadora não tem como autorizar esse atendimento, mas garante o mesmo atendimento, quando realizado em clínica de sua rede de prestadores," escrevem na nota. Além disso, frisam que estão investindo em um espaço referência para o atendimento de pessoas com o transtorno. Confira abaixo na íntegra. 

Nota de esclarecimento da Unimed Nordeste-RS

A Unimed Nordeste-RS é, ao mesmo tempo, uma cooperativa de médicos e uma operadora de planos de saúde. Enquanto cooperativa médica, a Unimed Nordeste-RS tem como compromisso cuidar da saúde e bem-estar de seus beneficiários, disponibilizando sua rede de prestadores de saúde de reconhecida qualidade técnica. Ainda, enquanto operadora de planos de saúde, a Unimed Nordeste-RS é subordinada à regulação e fiscalização da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

Tendo em vista que o tratamento com assistente terapêutico em domicílio para casos de Transtorno do Espectro Autista (TEA) não possui cobertura contratual e nem está previsto pelo rol de procedimentos da ANS, a operadora não tem como autorizar esse atendimento, mas garante o mesmo atendimento, quando realizado em clínica de sua rede de prestadores. 

Engajada no assunto, a cooperativa vem concentrando esforços no acolhimento dessas famílias e por isso investiu, substancialmente, na construção da Casa Semente, espaço de referência para o atendimento de crianças com TEA, a ser inaugurado nos próximos meses.

A Unimed Nordeste-RS reforça, ainda, que trabalha sempre pela gestão sustentável de seus recursos, a fim de assegurar que todos os beneficiários com casos cobertos pelo rol da ANS recebam tratamento adequado e de qualidade. Nossa equipe de atendimento está sempre à disposição para ouvir nossos clientes, esclarecendo dúvidas e orientando-os para que cada caso seja atendido com zelo e cuidado.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários