A Assembleia Legislativa aprovou, nesta semana, um projeto de lei do Deputado Guilherme Pasin (PP) que sugere a implantação de rampas de escape nas rodovias do Estado. Em sua justificativa, o parlamentar usou como exemplo duas vias da Serra Gaúcha que poderiam ser contempladas com o recurso, sendo uma delas no Distrito de Faria Lemos, em Bento Gonçalves, e outra em Muçum. Agora a proposta aguarda a sanção do Governador Eduardo Leite.
A área de escape para caminhões e ônibus é uma alternativa que auxilia na segurança das estradas pois, é possível contar com uma zona de proteção funcional caso o motorista precise desacelerar bruscamente o veículo pesado. "Este sistema de contenção instalado, atua no auxílio da frenagem de veículos desgovernados. Para isso, seu projeto de criação adota o uso de alguns tipos de soluções a depender da sua finalidade. São utilizados materiais como brita, saibro, cinasita (argila expandida) e outros. Isso porque, a construção de caixas de contenção contendo esses materiais ajuda a desacelerar mais severamente o veículo. Assim, a frenagem ocorre mais rapidamente em um trecho mais curto," colocam na justificativa do projeto de lei.
No documento, também é descrito quando foi instalada a primeira área de escape no Brasil e quantas vidas foram salvas com o recurso. "A primeira área de escape foi implantada pela Ecovias, concessionária que administra o Sistema Anchieta/Imigrantes, no ano de 2001 na Rodovia Anchieta, km 42, no sentido litoral. Desde aquele momento, muitos caminhões usaram o dispositivo, segundo a empresa, poupando muitas vidas. Sua implantação vem oferecendo excelentes resultados quando o assunto é segurança nas estradas. Por exemplo, as áreas de escape situadas na BR-116 e BR-376, já ajudaram a salvar, mais de 400 vidas. Isso entre 2011 e 2020. Ao todo, foram mais de 280 situações emergenciais que foram contornadas, evitando acidentes," argumentam.
Para explicar que locais poderiam ser beneficiados com esse sistema no Rio Grande do Sul, Pasin usou como exemplo duas rodovias da Serra Gaúcha que já registraram diversos sinistros de trânsito, sendo uma delas em Bento Gonçalves. "Em nosso Estado, a título exemplificativo, temos a ERS-431 em Faria Lemos, Município de Bento Gonçalves, bem como a ERS-129 na “Curva da Morte”, acesso secundário de Muçum, como locais que necessitam deste tipo de intervenção viária, a fim de reduzir o número de acidentes fatais," coloca o político.
Em entrevista ao NB, o Deputado revela que existe uma possibilidade destes dois trechos ganharem essa área de escape, mas quem irá decidir será o Governo do Estado, através do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER). "Há grandes chances em razão dos índices de acidentabilidade e mortalidade nestes acidentes, mas o projeto apresenta no texto que, tecnicamente, o governo do Estado, pelo DAER, vai apontar os pontos com maior necessidade. Por exemplo, todo o Estado de Santa Catarina possui três rampas de escape, então são os indicadores de acidentabilidade, mortalidade e o trânsito que vão apontar quais são os locais adequados," salienta Pasin.
Agora o projeto de Lei foi encaminhado para ser sancionado pelo Governador Eduardo Leite.