Região Luz no fim do túnel
Obras da nova ponte de Santa Bárbara devem iniciar ainda em 2024
Com custo total de, no máximo, R$ 35,9 milhões, governo do estado deve encaminhar licitação ainda no mês de março.
23/02/2024 10h11 Atualizada há 9 meses
Por: Marcelo Dargelio

Uma reunião realizada em Porto Alegre nesta quinta-feira, 22 de fevereiro, deu esperanças importantes para que as obras da ponte na localidade de Santa Bárbara, entre os municípios de Santa Tereza e São Valentim do Sul, comecem ainda em 2024. Em uma movimentação significativa para a infraestrutura do Rio Grande do Sul, o secretário estadual de Transportes e Logística, Juvir Costella, confirmou que o estado vai construir uma nova ponte ligando novamente a região. A declaração foi feita durante uma audiência pública que reuniu lideranças políticas e empresariais na capital gaúcha, Porto Alegre.

A nova ponte, projetada para ter aproximadamente 320 metros de comprimento e um orçamento estimadode no máximo R$ 35,9 milhões, representa uma importante obra para a região. Contudo, embora o compromisso esteja firmado, a previsão de conclusão da construção é de 18 a 24 meses, a contar do início das obras, cuja data ainda não foi definida devido a pendências nos trâmites burocráticos e licitatórios.

Estima-se que o projeto de engenharia leve cerca de quatro meses para receber a aprovação do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional. “A nossa expectativa é começar e terminar a obra em 18 meses”, afirmou Costella, ressaltando a intenção de entregar a construção até o final do próximo ano, garantindo que a demora não será por falta de recursos.

Em meio a pressões por uma solução definitiva para a conexão entre os municípios, o secretário assegurou que, uma vez resolvida a burocracia, a obra sairá do papel. Essa garantia vem em um momento em que o governo estadual busca reforçar sua infraestrutura e logística, com o governador Eduardo Leite programado para negociar recursos em Brasília na próxima semana, focando na reconstrução de pontes afetadas no estado.

Continua após a publicidade

O Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), representado pelo diretor Luciano Faustino, detalhou os desafios enfrentados no planejamento da obra, incluindo revisões no projeto original para atender às exigências do Ministério, o que resultou em uma extensão do cronograma previsto.

Agora, o estado tem até o dia 28 de fevereiro para realizar ajustes no orçamento e no anteprojeto. O Governo Federal, por sua vez, determinará o custo máximo que a obra poderá atingir. Costella enfatizou que, independentemente do valor repassado pelo governo federal, o estado cobrirá a diferença necessária para a realização da obra.

Com expectativas de iniciar as obras no segundo semestre deste ano, o secretário Costella expressou otimismo em alcançar esse prazo. A construção da ponte de Santa Bárbara, como é conhecida, promete não apenas melhorar a conectividade na região, mas também impulsionar o desenvolvimento econômico local, abaldo pela perda da ponte na enchente ocorrida no mês de etembro de 2023.

Continua após a publicidade