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RS registra queda de 8% no número de mortes no trânsito em 2023

Em 2023, a faixa etária de 65 a 74 anos concentrou a maioria das mortes no trânsito.

23/02/2024 às 09h54
Por: Kevin Sganzerla Fonte: Governo do RS
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RS registra queda de 8% no número de mortes no trânsito em 2023

O Rio Grande do Sul apresentou uma significativa redução no número de mortes relacionadas a acidentes de trânsito em 2023, segundo dados divulgados pelo Departamento Estadual de Trânsito (DetranRS). No ano passado, foram registradas 1.572 vítimas fatais, em comparação com 1.707 em 2022, representando uma queda de 8%.

Esses números abrangem tanto as pessoas que faleceram no momento do acidente quanto aquelas que vieram a óbito em até 30 dias após o ocorrido, conforme a metodologia da Organização Mundial de Saúde.

A diminuição no número de vítimas fatais é resultado das ações coordenadas pelo DetranRS, que incluem campanhas de conscientização e o reforço da fiscalização por meio do programa Balada Segura. A autarquia tem promovido campanhas educativas contínuas para sensibilizar a população sobre questões cruciais de segurança no trânsito, como o consumo de álcool ao dirigir e o uso do cinto de segurança. Para ampliar essas iniciativas, o orçamento destinado às campanhas será duplicado em 2024.

Uma medida importante para contribuir com as ações preventivas é a inauguração de uma sede física para a Escola Pública de Trânsito, que oferecerá diversas atividades educativas. Além disso, nos últimos meses, a fiscalização foi intensificada, com um aumento de 64% nas abordagens do programa Balada Segura, utilizando um etilômetro passivo, que detecta a presença de álcool no ar sem que o motorista precise sair do veículo. Caso seja detectado álcool, o condutor é convidado a realizar o teste convencional, com sopro no bocal.

Uma análise mais detalhada das características das vítimas revela um aumento nas ocorrências envolvendo pessoas de idade mais avançada. Em 2023, a faixa etária de 65 a 74 anos concentrou a maioria das mortes no trânsito, uma mudança em relação aos anos anteriores, quando os mais jovens eram os mais afetados. A disparidade de gênero nas estatísticas permanece: a quantidade de homens mortos no trânsito é quatro vezes superior à de mulheres, uma tendência estável ao longo dos anos.

A eficácia do programa Balada Segura é evidenciada pela análise da redução das mortes nos municípios que aderiram ao programa em comparação com os que não o fizeram. Nas cidades com Balada Segura, a redução das mortes foi significativamente maior, especialmente durante a madrugada, horário em que as blitze são realizadas.

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