O governo do Estado publicou, na quarta-feira (21/2), no Diário Oficial , a lista com as 12 iniciativas de parcerias público-privadas (PPPs) que integram a fase inicial do Impulsiona RS - Municípios em Expansão. O programa tem o objetivo de incentivar, acompanhar e apoiar as cidades no desenvolvimento de projetos de concessões de serviços públicos e de PPPs.
A primeira etapa do Impulsiona RS credenciou demandas em Caxias do Sul, Canoas, Farroupilha, Rio Grande, São José do Norte, Estância Velha, Viamão e Tramandaí. As PPPs abrangem áreas como equipamentos turísticos ou culturais, mobilidade urbana, resíduos sólidos, iluminação pública e educação. “As PPPs são oportunidades para ampliação de investimentos e melhora na prestação do serviço público. É um projeto pioneiro no país. Percorremos o Estado apresentando o Impulsiona RS e mapeando possibilidades para os municípios”, explica o titular da Secretaria de Parcerias e Concessões (Separ), Pedro Capeluppi. “Essa é apenas a primeira fase do programa, seguiremos fomentando as parcerias nas cidades durante toda a gestão.”
As iniciativas credenciadas passaram por um processo de análise interna da Separ e, agora, será celebrado um acordo de cooperação entre Estado e municípios. O próximo passo será a elaboração de um relatório de pré-viabilidade das iniciativas e, posteriormente, apresentados, aos estruturadores, parceiros que vão desenvolver o projeto em parceria com a respectiva cidade.
O programa ainda prevê a realização de capacitação de servidores municipais acerca de temas como aspectos preliminares de concessões e parcerias público-privadas; estruturação de projetos; e gestão e fiscalização dos contratos. Além disso, será feito o acompanhamento dos projetos, envolvendo inclusive a criação de um painel de iniciativas das cidades, possibilitando a criação de uma rede técnica de acompanhamento constante para identificar gargalos. O governo do Estado oferecerá uma mentoria técnica como forma de apoio aos municípios.
Lista dos projetos credenciados
Parceiros do programa
O Impulsiona RS – Municípios em Expansão conta com apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Bolsa Brasil Balcão (B3), Instituto de Planejamento e Gestão de Cidades (IPGC) , Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), FGV Projetos e Fundação Ezute.
Texto: Lucas Barroso/Ascom Separ
Edição: Secom
Mín. 17° Máx. 27°