Pesquisas dizem que a música não só nos ajuda a lidar com a dor também pode beneficiar a nossa saúde física e mental em inúmeras outras maneiras. A música é remédio para a alma. Nunca deixe alguém te criticar por não ouvir o que está na moda ou por ouvir uma música repetidas vezes. A paixão está ligada ao som e às vezes só precisamos ouvir algo que nos faça sentir vivos.
Confira abaixo, os benefícios de ouvir música e como ela pode melhorar a sua vida. Aliviar a dor. A música pode reduzir significativamente a intensidade percebida da dor.
Melhorar a execução e desempenho. Aqui está uma maneira fácil de bater o seu melhor tempo, se você é um corredor: Ouça as suas músicas favoritas para te dar um gás. Ouvir música pode ajudar as pessoas a correr mais rápido, aumentar a sua motivação treino e aumentar a sua resistência.
Aumentar treino de resistência. Pode melhorar o desempenho físico e aumentar a resistência durante uma sessão de exercício difícil.
Acelerar a recuperação pós-treino. Ouvir música depois de um treino pode ajudar o corpo a se recuperar mais rápido. Qualquer tipo de música pode ajudar no processo de recuperação física.
Melhorar a qualidade do sono. Ouvir música clássica tem sido eficaz contra insônia, tornando-se uma alternativa segura e barata para dormir sem a indução de remédios.
Ajudar as pessoas a comerem menos. Um estudo descobriu que ouvir música suave (e diminuir as luzes) durante uma refeição pode ajudar as pessoas a comer mais devagar e consumir menos alimentos de uma só vez (talvez porque a música nos ajuda a ser mais conscientes com o alimento).
Melhorar a função dos vasos sanguíneos. Os cientistas descobriram que sentir emoções ao escutar as músicas tem um efeito saudável sobre a função dos vasos sanguíneos. Os participantes do estudo se sentiram mais felizes e resultou em aumento do fluxo sanguíneo em seus vasos sanguíneos.
Reduzir o stress. Ouvir música pode aliviar o estresse, desencadeando redutores de estresse bioquímicos.
Induzir um estado meditativo. Ouvindo batidas musicais calmas podem alterar a velocidade das ondas cerebrais, criando atividade cerebral semelhante a quando uma pessoa está meditando ou em um estado hipnótico.
Aliviar sintomas de depressão. Quando você está se sentindo deprimido, a música pode ajudar a curar. A pesquisa sugere o tipo de música para se ouvir nesse caso: sons clássicos e de meditação parecem, enquanto que o heavy metal e techno pode realmente fazer os sintomas depressivos piorarem.
Melhorar a concentração. A música pode aumentar o desempenho em tarefas cognitivas. O estudo descobriu que ouvir música permitiu os examinandos a completarem mais perguntas no tempo previsto de um teste, e assim conseguir mais respostas certas.
Ajudar as pessoas a ter um melhor desempenho em situações de alta pressão. Quer ir bem numa reunião, num esporte ou em alguma competição. Foi descoberto que os jogadores de basquete propensos a um mau desempenho sob pressão durante os jogos foram significativamente melhores ouvindo uma música empolgante entes de entrarem em quadra.
Reduzir ansiedade, tanto quanto uma massagem. O efeito da música sobre os níveis de ansiedade é semelhante ao efeito de obtenção de uma massagem. Aqui está uma ideia faça os dois juntos. É relaxamento em dobro!
Elevar o humor enquanto dirige. Essa vai para quem mora em grandes cidades (= muito trânsito). Ouvir música durante a condução pode impactar positivamente o humor. Então, quando você está se sentindo mal-humorado no carro, coloque suas músicas favoritas.
Facilidade de recuperação em pacientes com AVC. Foi concluído que quando os pacientes com AVC ouviam música durante duas horas por dia, a memória verbal e atenção melhorou e eles tinham um humor mais positivo em comparação com pacientes que não ouviam música.
Não importa qual seu estilo musical, deixe a música entrar em sua vida e seja feliz!
“Uma coisa boa sobre a música, é quando ela bate em você, você não sente dor.“
Bob Marley
https://radiosaovivo.net/coca-cola-fm/