13°C 29°C
Bento Gonçalves, RS
Publicidade

Bento Gonçalves já registra onze casos de dengue

Destes, seis foram casos locais. Cerca de 19 bairros estão no radar da Secretaria após a descobertas de larvas do mosquito.

20/02/2024 às 15h25 Atualizada em 20/02/2024 às 15h36
Por: Renata Oliveira Fonte: NB Notícias
Compartilhe:
Bento Gonçalves já registra onze casos de dengue

E os casos de dengue continuam em alta em Bento Gonçalves. Somente neste início de ano, já foram registradas onze ocorrências, sendo seis autóctones - quando se contaminam no município. A Secretaria de Saúde, através dos agentes de endemias, segue com trabalhos diários nos bairros para evitar um novo surto da doença. Em 2023 foram contabilizados 188 infectados, sendo todos eles da cidade, e quatro de chikungunya.

Os profissionais estão realizando visitas em espaços públicos, residências, empresas, dentre outros locais com possíveis criadouros. Os principais bairros onde foram encontrados larvas do mosquito são: Caminhos da Eulália, Centro, Imigrante, Santa Helena, Glória, Municipal, Conceição, Fátima, São Roque, Ouro Verde, Universitário, Progresso, Borgo, COHAB, Vila Nova II, Barracão, Cruzeiro, Eucaliptos e São Francisco.

Sobre a questão do da desinsetização, mais conhecido como fumacê, a pasta informa que só será realizado em localidades que é verificada a presença do mosquito e no caso de doentes confirmados com a doença. "O Fumacê só é utilizado nos locais com doentes positivos com dengue, Chikungunya ou Zika que tenham a presença do Aedes aegypti, verificada através do trabalho dos agentes de endemias. Foi feito dois ciclos de nebulização no bairro Fátima pelos casos de dengue que tivemos ali e por termos encontrado Aedes aegypti na região," explica a assessoria de comunicação da Prefeitura. 

Locais como terrenos baldios sujos ou depósitos de lixo em vias públicas devem ser denunciados pelo 3055-7142. 

Sobre o mosquito

O Aedes aegypti tem, em média, menos de 1 centímetro de tamanho, é escuro e com riscos brancos nas patas, cabeça e corpo. Com hábitos diurnos, sobretudo ao amanhecer e ao entardecer, o inseto (apenas a fêmea) se alimenta basicamente de sangue humano. A reprodução acontece em água parada (limpa ou suja), onde os ovos são depositados.           

Os principais sintomas da dengue são:   

Febre alta (maior que 38.5°C) de início abrupto e que dura entre 2 e 7 dias
Dores musculares intensas
Dor ao movimentar os olhos
Mal-estar
Falta de apetite
Dor de cabeça
Manchas vermelhas no corpo
Ao apresentar os sintomas, é muito importante procurar a Unidade de saúde mais próxima, para diagnóstico e tratamento adequados

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários