O Centro Esportivo Darvin João Geremia, no bairro Vinosul, será palco, neste domingo (18), da décima edição da Maratona do Vinho, evento que se tornou uma tradição em Bento Gonçalves desde sua primeira realização em 2008. A partir das 7h, atletas de diversas partes do país se reunirão para percorrer os roteiros entre os parreirais de Bento Gonçalves, Monte Belo do Sul e Garibaldi, em uma celebração que integra esporte, cultura e tradições gaúchas.
Os participantes da Maratona do Vinho têm à disposição diversos trajetos para se desafiarem: a própria Maratona do Vinho, com seus 42 km, os Revezamentos, com 44 km, a Meia Maratona, com 21 km, a Corrida do Vinho, de 7 km, e a Caminhada contra as Drogas, também de 7 km.
Ao longo desses percursos, os chamados "Vino Stops" oferecem a oportunidade de recarregar as energias com produtos típicos da região, além de apresentações de danças e outros atrativos culturais.
Os cinco primeiros colocados de cada prova recebem troféus, uma champanheira e uma porcentagem do peso corporal em vinho. Além disso, a Maratona premia os participantes mais bem caracterizados de acordo com o tema Uva e Vinho, incentivando a criatividade e o envolvimento com as tradições locais.
Além da corrida, a Maratona do Vinho deste ano reserva uma homenagem especial às tradições gaúchas, contando com a presença de grupos como Tropilha Gaviona e Paloma & Miqüi, que prometem animar ainda mais o evento com apresentações típicas e folclóricas. "É um evento que desenvolve o turismo, a economia. A organização traz atletas de praticamente todos os lugares do Brasil usufruindo da nossa gastronomia, dos espaços turísticos e aproveitam a nossa região como um todo. Nessa edição, o evento será alusivo às tradições gaúchas com churrasco, danças, apresentações artísticas. Nós sempre apoiamos a Maratona do Vinho, pois ele é a cara de Bento Gonçalves", comenta o Secretário de Esportes e Desenvolvimento Social, Eduardo Virissimo.