Como saber se o ovo está fresco? Uma rápida busca online sugere o teste da água: se estiver bom, o ovo afundará de modo horizontal; se não for tão fresco, ficará levemente inclinado; se boiar, sinal de que está velho (e pode até estar estragado). Segundo especialistas, o teste tem 80% de garantia.
A explicação tem base na quantidade de água presente no ovo. Quanto mais fresco, maior ela é. Conforme o ingrediente envelhece, a água evapora através dos poros da casca, tornando-o mais leve e aumentando a bolha de ar dentro do ovo.
O teste pode funcionar, mas o mais importante é quebrar o ovo em um recipiente separado e sentir o aroma”, garante João Soto, professor do curso de gastronomia do Senac-PR. A prova, explica ele, é um bom parâmetro para saber a idade aproximada do ingrediente.
Contudo, há quem não confie no método, principalmente se o intuito é ficar longe de contaminação. Segundo pesquisadores da área de Microbiologia e Segurança Alimentar da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica do Porto (UCP), não há como saber se o ovo está ou não livre de bactérias a partir do experimento.
Qual é o aspecto de um ovo fresco
É preciso observar a aparência ao quebrá-lo. Um ovo de uma semana tem a gema bem redonda e, a clara, aspecto gelatinoso firme e brilhante. É normal, também, que parte dela seja mais líquida e se espalhe mais, formando um segundo aro ao redor do primeiro.
Outro modo de conferir é pelo peso. “Um ovo fresco pesa de 50 a 80 gramas, em média; um não tão fresco [de três a quatro semanas] se torna mais leve, com 25 a 30 gramas”, diz Soto. Estes ainda podem ser utilizados, mas em preparos que atinjam temperaturas acima dos 70°C. “É quando a Salmonella morre”, explica o professor.
O ovo choco, por outro lado, fica muito mais pesado, de acordo com o especialista. Por isso, existe o risco de que ele engane no teste do copo. Na dúvida, o mais indicado é quebrá-lo em um recipiente à parte e conferir o aroma da clara, que deve lembrar cloro.
Cuidado na hora de guardar
A forma de conservação é o principal fator de durabilidade de um ovo, de acordo com a professora Iracema Bertoco, do curso de gastronomia do Centro Europeu. Segundo ela, o ideal é que os ovos sejam armazenados na geladeira, mas longe da porta. “O movimento de abre e fecha pode fazer com que estraguem mais rápido. O ovo vai perdendo a película interna de proteção e pode se contaminar”, explica.
Outro ponto importante é não lavá-los. A casca é porosa e, quando molhada, se torna um meio propício a bactérias e microrganismos. “Às vezes, a pessoa acha que vai ficar mais limpo, mas é o contrário”.
Mín. 15° Máx. 18°