A ONG Instinto Coruja, dedicada à proteção e cuidado de animais em situação de vulnerabilidade, divulgou um relato sobre o resgate de um cão em estado de saúde extremamente grave na cidade de Veranópolis. Batizado carinhosamente de Hórus pelas integrantes da entidade, o animal foi encontrado em uma condição deplorável, desamparado e em sério risco de vida. A entidade contou com o apoio da Brigada Militar e da PATRAM, com o suporte da Delegacia de Polícia do município.
O resgate ocorreu na noite de domingo (11), e desde então o cão Hórus está sob os cuidados da equipe da Vetus Clínica Veterinária, onde recebe tratamento intensivo. Os exames médicos revelaram uma considerável anemia, exigindo uma transfusão sanguínea de urgência, realizada ainda durante a madrugada para salvar sua vida.
Segundo relatos da ONG, Hórus foi encontrado em uma situação de extremo abandono, privado de água, comida e abrigo adequado, com uma corrente apertada em seu pescoço. A negligência e crueldade sofridas pelo animal são evidentes em seu estado físico debilitado, com cada osso à mostra devido à desnutrição e sinais claros de desidratação.
“Apesar de ter uma casa e um ser que se dizia dono, foi deixado a míngua, para morrer sofrendo, sem água, sem comida, sem um abrigo adequado e amarrado com uma corrente que apertava seu pescoço. Quando o resgatamos, estava tão fraco, que sequer conseguia parar em pé. Passou tanta fome, que é possível ver e palpar todos os seus ossinhos. Sentiu tanto calor e sede, que quando recebeu água, bebeu incessantemente”, descreve a publicação da ONG.
Como ajudar:
Diante da urgência e gravidade do caso, a ONG Instinto Coruja faz um apelo emocionado à comunidade para auxiliar no custeio do tratamento do Hórus. Os gastos com sua internação, medicações e procedimentos médicos já ultrapassaram R$ 1 mil. Para aqueles que desejam ajudar, a ONG disponibilizou sua chave PIX com o CNPJ 10.426.279/0001-23.
Mín. 13° Máx. 29°