O BGF/AAPF escreverá, a partir deste ano, um novo capítulo em sua história. Agora na Liga Gaúcha de Futsal, o clube de Bento Gonçalves terá o desafio de iniciar sua trajetória no Gauchão Série C, visando no seu horizonte voltar à elite do futsal gaúcho. No entanto, apesar de se tratar do terceiro escalão da Liga Gaúcha, o nível de competitividade projetado é significativamente alto. Além disso, com a disputa na Taça Farroupilha, o BGF/AAPF terá um número significativamente maior de jogos na temporada 2024 para o torcedor acompanhar o time dentro das quatro linhas.
O presidente do clube, Bernardo Marini, fez a sua projeção do ano e do que o torcedor e a comunidade de Bento Gonçalves podem esperar do BGF/AAPF dentro das quatro linhas. Conforme o mandatário, com a disputa da Taça Farroupilha e do Gauchão Série C, e ainda com a possibilidade de participar da Copa dos Pampas, o time terá um calendário repleto de partidas.
"É um ano que tem muito mais jogos do que estávamos jogando nos últimos anos e em comparação ao ano passado. Sabemos que é uma temporada que começa mais cedo, então vamos iniciar nosso ano, nossa programação, nossos treinos, praticamente um mês mais cedo que em 2023. Será um ano que o povo de Bento Gonçalves vai poder acompanhar a nossa equipe mais vezes aqui no nosso Ginásio Municipal", comenta Bernardo.
No Gauchão Série C, o presidente pondera as dificuldades por conta das tradicionais equipes que vão disputar o campeonato, inclusive com investimentos expressivos. No entanto, salienta que, assim como nos anos anteriores, o BGF/AAPF vai montar um grupo competitivo para alcançar os objetivos projetados pela direção. "Sabemos da dificuldade que vai ser jogar uma Série C esse ano. Tem equipes muito fortes, com investimento talvez até maior do que algumas equipes da séries A e B. Então nós também temos que dosar muito as nossas expectativas e jamais prometer o título. Nós vamos prometer uma equipe competitiva, que vai treinar bastante, que vai se esforçar bastante, como sempre foi feito", pondera.
Ao contrário dos últimos dois anos, nos quais BGF/AAPF esbarrou na dificuldade financeira e não conseguiu treinar de forma periódica, neste ano o time comandado pelo técnico Vaner Flores treinará, no mínimo, quatro vezes na semana. O grupo de atletas se apresentará no dia 5 de março. O clube deverá renovar com a espinha dorsal de 2023 e poderá oportunizar novos "pratas da casa" para a equipe adulta na disputa das competições estaduais de 2024.
"Precisamos alinhar financeiramente a nossa equipe para que fique um ano que tenha uma estruturação de março até dezembro, um ano com certezas. Fazemos dessa forma, pois sabemos que fazer futsal é um gasto grande, porque é muito mais do que apenas o salário dos atletas. Tem muitas questões financeiras que englobam o dia a dia e buscamos, em cima disso, fazer algo bacana", afirma Bernardo Marini.
A maior treinabilidade e melhor estrutura oferecidas aos atletas só foram possíveis através do crescimento no número de empresas que apoiam e patrocinam o clube em 2024. "O clube não anda sozinho, temos muitas empresas que nos apoiam, empresas parceiras que estavam conosco há quatro a seis anos, e diversas empresas novas que chegaram. Sempre fizemos equipes competitivas, mas entendemos, assim como nossa comissão técnica, que precisamos de cada vez mais investimentos. Bento Gonçalves é uma é uma cidade rica em empresas, uma cidade que tem tudo para poder apoiar o esporte ainda mais, só que nós como entidade precisamos fazer a nossa parte, temos que fazer um projeto bacana e nosso produto tem que melhorar. São essas questões que trabalhamos muito para poder evoluir. Nossa ideia é tornar o futsal de Bento Gonçalves uma referência", relata.
O calendário da Liga Gaúcha de Futsal será definido e divulgado em breve. A primeira competição da temporada será a Taça Farroupilha, a qual reúne clubes das séries A, B e C do Gauchão de Futsal. Nas próximas semanas, o BGF/AAPF anunciará os primeiros nomes que farão parte do grupo de atletas para 2024.
Mín. 15° Máx. 18°