O bom momento do Farrapos dentro das quatro linhas não se limita à equipe adulta no Campeonato Brasileiro, a qual está invicta na competição nacional. Nas categorias inferiores do clube, o alviverde de Bento Gonçalves conta com um expressivo número de jovens, os quais, apesar dos poucos jogos no segundo semestre, já demonstram perceptível evolução nos gramados. No último domingo, dia 30, os atletas das categorias juvenis masculino e feminino participaram da 2ª etapa do Circuito Gaúcho de Rugby 7s Feminino M18 e do 2º Festival Masculino M16 e M19, realizados na cidade de Dois Irmãos.
No Festival Masculino de Rugby, o Farrapos, comandado por Guilherme Coghetto e Eduardo Zanrosso Manosso, disputou a competição nas categorias M16 e M19. Na M16, os atletas alviverdes se juntaram aos jogadores do Antiqua/UFPEL e do Guaíba para formar a equipe “A”, enquanto que na M19 o Farrapos esteve ao lado de atletas do Planalto e do Serra Gaúcha para formar a equipe “C” na categoria.
Na categoria M16, a equipe que contou com os atletas do Farrapos finalizou a competição com 100% de aproveitamento, com vitórias por 10 a 5 e 27 a 10 sobre a equipe “B”, formada pelos atletas do Charrua e do Serra Gaúcha. Na M19, a equipe “C”, com os jogadores alviverdes presentes no grupo, conquistaram uma vitória, pelo amplo placar de 70 a 0 sobre a equipe “A” (Minuano e Antiqua/UFPEL), e foram superados pela equipe “B”( Charrua, Brummers, Guaíba e URSM) por 17 a 5.
A categoria juvenil feminina do Farrapos participou da segunda etapa do Circuito Gaúcho de Rugby Sevens M18, e fez parte do Selecionado Serrano-Sul, que contou também com as atletas do Antiqua/UFPEL e do Projeto Vem Ser Pelotas – ESEF UFPEL. As jovens atletas do Selecionado Serrano-Sul foram superadas pelo Selecionado Sul por 14 a 7, e pelo Selecionado Central por 34 a 0.
Crescimento exponencial de atletas como resultado da captação nas escolas
O intenso trabalho de captação de atletas nas instituições de ensino promovido pelo clube nos últimos anos, sobretudo no primeiro semestre de 2019, resultou em um expressivo crescimento no número de atletas em suas categorias de formação. Nas competições do final de semana, aproximadamente 40 atletas do Farrapos participaram das atividades. Neste ano, o clube também contou com o retorno das atividades da equipe feminina, porém, desta vez, na categoria juvenil, comandada pela manager Isamara Buhl.
Segundo Coghetto, no primeiro semestre, o clube desempenhou atividades nas escolas Alfredo Aveline, IFRS, Landell de Moura e na EMEF Santa Helena. Além de Bento Gonçalves, o Farrapos expandiu o seu trabalho de captação para Farroupilha, no Colégio São Tiago, com mais de 500 alunos atendidos, sendo 62 selecionados para atividades no clube. De acordo com Coghetto, a ideia era criar um núcleo de formação no município, porém o clube esbarrou na dificuldade de contar com um espaço público cedido pela Secretaria de Esportes da cidade para a prática do rugby.
O próximo Festival de XV Masculino M19 e M16 ocorrerá no dia 20 de outubro, no Estádio da Montanha, em Bento Gonçalves.
Mín. 16° Máx. 26°