A Federação Gaúcha de Futebol (FGF) realizou, na tarde desta terça-feira (06), na sede da entidade, o Conselho Técnico para o Gauchão Série A2 2024. Durante o encontro, foram definidos o regulamento e o formato de disputa da competição, os quais serão os mesmos do ano passado. O Esportivo estará no grupo A da competição estadual, que tem início previsto para o dia 14 de abril, estendendo-se até o dia 28 de julho.
No encontro, foi colocado em pauta uma possível modificação na fórmula de disputa ,com um grupo único (pontos corridos) na primeira fase. No entanto, os clubes, em votação, defiiram a manutenção do formato de disputa do ano passado, com grupos regionalizados. Além disso, o campeonato terá mais jogos nas quartas-feiras, o que diminuirá o período de competição de cinco para quatro meses.
Na primeira fase, as equipes serão divididas em dois grupos regionalizados de oito equipes. Os times jogam dentro dos grupos em turno e returno, com os quatro melhores de cada chave se classificando para as quartas de final. O último colocado de cada grupo será rebaixado para o Gauchão Série B 2025. As quartas de final, semifinais e finais serão disputadas em jogos de ida e volta. Não haverá gol qualificado nos mata-matas. Os finalistas garantem vaga à elite do futebol gaúcho.
O Esportivo estará no grupo A, ao lado do Passo Fundo, Gaúcho, União Frederiquense, Veranópolis, Glória, Brasil de Farroupilha e Cruzeiro (atual campeão do Gauchão Série B). O grupo B será composto por Inter-SM, São Gabriel, Bagé, Pelotas, Lajeadense, Aimoré, Futebol Com Vida e Monsoon. Em breve, a FGF divulgará a tabela de jogos da competição estadual.
A pré-temporada alviazul deve iniciar na primeira semana de março. Praticamente metade do elenco para a disputa do Gauchão Série A2 já está definido.Até então, seis jogadores foram confirmados oficialmente pela direção.