Durante o ano de 2023, o Instituto Tacchini de Pesquisa em Saúde (ITPS) concentrou esforços em diversas frentes para investigar e avaliar a eficácia, segurança e efetividade de intervenções médicas específicas. Ao todo, foram conduzidos 15 estudos clínicos, abrangendo diferentes áreas da saúde, com o objetivo de oferecer à comunidade soluções médicas inovadoras e promissoras.
Os estudos clínicos realizados pelo ITPS são meticulosamente desenhados para responder a perguntas específicas sobre o tratamento ou prevenção de uma condição de saúde. Eles envolvem a coleta sistemática de dados de participantes sob condições controladas, garantindo assim a qualidade e a confiabilidade dos resultados.
Dentre os 15 estudos conduzidos, seis estão relacionados à oncologia e cinco à infectologia. Além dessas áreas, pesquisas nas áreas de pediatria, fisioterapia, cardiologia e gastroenterologia também foram realizadas, abordando uma ampla gama de questões médicas relevantes.
Um dos estudos de destaque é o V181-002, que avaliou a eficácia de uma vacina contra a dengue patrocinada pela Merck Sharp & Dohme (MSD). Este estudo ganha relevância considerável diante dos registros de casos de dengue no município de Bento Gonçalves. No último ano, foram registrados 189 casos, resultando em uma morte, conforme dados da Secretaria de Saúde local.
O V181-002, de abrangência nacional, comparou duas vacinas contra a dengue, ambas com o objetivo de prevenir a doença. Os participantes receberam uma das vacinas e estão sendo acompanhados pela equipe do ITPS ao longo de um ano, por meio de consultas médicas e exames realizados de acordo com o protocolo estabelecido. O resultado do estudo será divulgado após sua conclusão e análise dos dados.
Além dos estudos clínicos, o ITPS também desenvolve projetos de responsabilidade social, aprovados pelo Conselho Municipal do Idoso (COMUI). Graças à captação de recursos de Imposto de Renda de pessoas físicas e jurídicas via Fundo Municipal do Idoso, dois projetos foram viabilizados.
Um deles é o "Projeto Piloto de Rastreamento/Detecção de Tumores Colorretais na Região Nordeste do Estado do Rio Grande do Sul", que visa rastrear tumores de intestino em pessoas com mais de 60 anos de idade, provenientes de Bento Gonçalves.
O outro projeto, o "Projeto de Rastreamento de Câncer de Pulmão e de Comorbidades Associadas ao Tabagismo", será desenvolvido no município de Bento Gonçalves, com foco na prevenção e detecção precoce de câncer de pulmão entre pessoas com idade acima de 60 anos. A previsão é que este projeto tenha início no segundo semestre de 2024.