Geral Imposto
Arrecadação do IPVA 2024 no RS atinge R$ 2,3 bilhões, revela Receita Estadual
Mais de 1,5 milhão de veículos emplacados no estado quitaram o IPVA 2024 até o final de janeiro
06/02/2024 09h08
Por: Kevin Sganzerla Fonte: NB Notícias

Um balanço divulgado pela Receita Estadual nesta segunda-feira (5/2) revela que o Rio Grande do Sul recolheu aos cofres públicos impressionantes R$ 2,3 bilhões com a antecipação e o pagamento da primeira cota de parcelamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2024. Esse montante representa cerca de 45,9% da arrecadação projetada para o período.

De acordo com os dados apresentados, a quantidade de automóveis quitados e o valor arrecadado até janeiro deste ano estão em níveis semelhantes aos registrados no ano anterior. Mais de 1,5 milhão de veículos emplacados no estado quitaram o IPVA 2024 até o final de janeiro, o que equivale a 40,7% da frota considerada tributável, que atualmente totaliza cerca de 3,8 milhões de automóveis.

Comparativamente ao ano de 2023, o balanço revela um crescimento na adesão ao parcelamento do tributo, que encerrou em 31 de janeiro com o pagamento da primeira cota. Mais de 445 mil veículos optaram pelo fracionamento em seis vezes, representando um aumento significativo de 32,8% em relação ao ano anterior.

Conforme previsto na Constituição Federal, após destinar a parte obrigatória ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), o Estado repassa 50% do valor arrecadado com o IPVA para o município de emplacamento do veículo.

Continua após a publicidade

Para incentivar o pagamento antecipado, o IPVA 2024 pode ser quitado em fevereiro com desconto de 3%. Além disso, somando os benefícios de Bom Motorista e Bom Cidadão, a redução pode chegar a 22,4%.

Os proprietários de veículos devem apresentar o código Renavam e a placa do carro nos bancos da rede credenciada ou para a geração de QR Code. É possível também pagar a taxa de licenciamento e multas de trânsito junto com o IPVA.

Os locais para pagamento incluem Banrisul, Bradesco (somente correntistas), Sicredi, Sicoob, Banco do Brasil (somente correntistas) e lotéricas da Caixa Econômica Federal. Além disso, a opção por Pix está disponível em mais de 760 instituições.

Continua após a publicidade

A Receita Estadual alerta os contribuintes para que fiquem atentos a endereços falsos e golpes na internet. Recomenda-se acessar apenas o domínio oficial da Receita Estadual para efetuar o pagamento do IPVA. Antes de realizar qualquer transação, é fundamental verificar se as informações do destinatário estão corretas, garantindo assim a segurança e a eficácia do processo de pagamento.