O ano de 2023 consolidou a trajetória de superação que a empresa Icehot vem edificando desde sua fundação, em 2018. Depois de passar por momentos desafiadores – como o período de pandemia, que reduziu seu faturamento para a casa dos R$ 20 mil por mês –, o negócio registrou desempenho recorde, atingindo a marca de R$ 5.4 milhões no último ano. O valor é quase o dobro do registrado em 2022, quando as vendes bateram na casa dos R$ 3 milhões.
“Como muitas outras empresas, fomos atingidos de forma drástica pela pandemia. Tínhamos dois caminhos: desistir e fechar as portas ou nos reinventarmos como negócio. Trabalhamos muito, estudamos, pesquisamos, investimentos em inovação e, hoje, olhamos para trás com muita gratidão pelos aprendizados que tivemos e resultados conquistados depois desse verdadeiro ponto de ruptura”, conta Alex Oliveira, um dos fundadores da Icehot.
Especializada no desenvolvimento e comercialização de equipamentos para hidratação em espaços públicos, a empresa encerrou 2023 com mais de 300 equipamentos instalados e ativos em cerca de 150 cidades espalhadas por 12 estados brasileiros. Entre eles, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul foram os que mais geraram novos negócios. Em 2023, 70% das vendas da empresa foram para novos clientes. Os outros 30% para recompra – parceiros que tornaram a adquirir as soluções da marca. O bom momento passa por uma combinação de dois fatores, na avaliação do diretor. “A pessoas estão mais conectadas com as questões de qualidade de vida, bem-estar e saúde, contexto em que a hidratação é elemento fundamental. Por isso, vêm delas mesmas o pedido para que haja opções de acesso à água nos locais onde praticam atividades físicas ou passeiam com a família e amigos, aumentando o interesse pelos equipamentos que desenvolvemos”, explica.
Outro ponto é a credibilidade conquistada pela marca ao longo de cinco anos de atividades. “Essa trajetória nos credencia como sinônimo de segurança e profissionalismo”, resume. A equação se completa com um terceiro fator: o retorno para os parceiros que adquirem os equipamentos e viabilizam sua instalação. “São marcas que agregam muito valor na percepção institucional junto ao público, sendo fortemente associadas ao compromisso de cuidar das pessoas. Ou seja, o ganho vai muito além da oportunidade de divulgação nos totens dos equipamentos”, garante.
A Icehot tem, em seu portfólio, equipamentos que oferecem água quente, gelada ou natural. Outros, têm borrifador de água e ventilador para aplacar o calor, por exemplo, de quem pratica atividades físicas em parques ou praças. Também estão disponíveis modelos com estação de hidratação para pets e, também, unidades móveis do equipamento, ideais para instalação temporária em eventos. Todas são resultado de um processo permanente de aperfeiçoamento, tanto em tecnologia de funcionamento como de desenvolvimento de materiais, layout, estética e funcionalidade.