Criado pela Modelo Vidros em 2019, o projeto Dê Vida ao Vidro atingiu a marca de 20 toneladas de vidro arrecadadas em Garibaldi, município onde fica a sede da indústria. A iniciativa surgiu para promover a consciência socioambiental na comunidade e o volume arrecadado no período comprova a utilidade do projeto. Na prática, a equipe da Modelo Vidros busca mobilizar a comunidade com ações de recolhimento de vidro e disponibiliza pontos fixos para o descarte correto desse material. As 20 toneladas de vidro arrecadadas no projeto foram encaminhadas para a Vidrofix, empresa gaúcha transportadora de resíduos de vidro.
O recolhimento adequado de produtos de vidro para reaproveitamento é de extrema importância porque estes itens têm a capacidade de ser completamente reaproveitados na fabricação de novos produtos, o que resulta em um consumo reduzido de energia, juntamente com uma diminuição das emissões de resíduos e partículas de dióxido de carbono. Se o assunto é economia de água, as 20 toneladas equivalem a 20 mil garrafas de água mineral.
O Dê Vida ao Vidro foi idealizado pela diretora Neiva Campiol Nicareta e tem recolhimento mensal do material destinado. “Ao longo dos últimos anos, realizamos várias ações de recolhimento para difundir a ideia entre os moradores. Hoje em dia, uma boa parte da comunidade já tem conhecimento do projeto e inúmeras pessoas se deslocam até o ponto fixo, que fica aqui na empresa, para descartar os vidros usados”, detalha a diretora. Garrafas de vidro são os itens mais deixados pelos moradores.
Entre os exemplos de uso do vidro reciclado, está a fabricação de outros tipos de vidro, componentes de asfalto e pavimentação, espumas, fibras de vidro e tintas refletivas.