De volta à elite do futebol gaúcho, o Esportivo vai se deparar com uma competição estadual reformulada para a temporada 2020. O atual presidente da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), Francisco Noveletto, confirmou que a competição terá uma nova fórmula, com as 12 equipes sendo divididas em dois grupos de seis times. O Congresso Técnico do Campeonato Gaúcho está previsto para ocorrer no dia 7 de novembro, na sede da FGF.
As equipes participantes serão divididas em dois grupos com seis equipes em cada chave, sendo rebaixados os últimos colocados de cada grupo. No Congresso Técnico, a entidade vai discutir com os clubes se os confrontos de mata-mata serão decididos em jogos de ida e volta ou em partida única. A definição das datas dependerá do calendário estabelecido pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para o próximo ano. A competição estadual deverá reservar uma vaga para a Série D do Campeonato Brasileiro.
Neste ano, com a volta do Esportivo à primeira divisão do estadual, o Gauchão terá o retorno do Clássico da Polenta, dérbi realizado entre o Alviazul de Bento Gonçalves e a equipe do Caxias. Além do Esportivo e da equipe Grená, também disputam o campeonato o Grêmio, atual campeão, Internacional, Juventude, São Luiz, São José, Novo Hamburgo, Aimoré, Brasil de Pelotas, Pelotas e o Ypiranga, atual campeão da Divisão de Acesso.
Mín. 16° Máx. 26°