Vários moradores de Bento Gonçalves estão reclamando das altas faturas de água após a troca dos hidrômetros realizada pela Corsan ainda no final de 2023. Um dos casos é de um cidadão que reside no bairro Imigrante que levou um susto ao ver o aumento da sua conta de R$ 200 para quase R$ 400 de um mês para o outro. A Companhia alega que a mudança dos equipamentos foi uma solicitação de um órgão fiscalizador e que foi necessária para registrarem o consumo corretamente.
Em novembro de 2023, a Corsan fez a troca do hidrômetros em diversas casas da cidade e uma delas foi a de Inasido Peterle, morador do bairro Imigrante. Desde então, as contas de água do senhor Peterle aumentaram consideravelmente. "Depois da troca, fui até a Corsan para entender o motivo do aumento da conta. Eles alegaram que precisaram colocar outro equipamento, pois o que eu tinha estava muito velho. Só que de outubro até janeiro, a minha fatura saiu de R$ 197,80 para R$ 236,60 e R$ 353,00. A solução que me deram foi solicitar uma aferição do hidrômetro, mas caso não fosse encontrado nenhum problema, seria cobrado R$ 93 na conta. É uma situação terrível e que não sou só eu que estou vivendo," comenta Inasido.
A Reportagem do NB entrou em contato com a assessoria da Companhia para entender melhor o que estava acontecendo. Segundo a resposta, a troca dos hidrômetros foi uma solicitação de um órgão fiscalizador da Corsan e que a mudança foi necessária para que os equipamentos registrassem corretamente o consumo de água. "A substituição de hidrômetros, que está ocorrendo em vários municípios do Estado, atende a uma normativa da Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul (Agergs), órgão fiscalizador da Corsan. A troca tem por finalidade manter o equipamento adequado e em perfeito funcionamento para a correta medição do volume de água fornecido pela Corsan aos seus usuários. De acordo com o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), o hidrômetro possui vida útil de cinco anos e, por se desgastar de forma natural ao longo deste período, pode comprometer a leitura do consumo de água. Por isso, a ação é necessária para que o medidor continue marcando o consumo corretamente," explica a assessoria.
Mas para acalmar os moradores, a assessoria destacou que é possível solicitar gratuitamente uma verificação dos valores que aparecem nas faturas. "Caso algum usuário achar que há alguma inconsistência em sua fatura, pode pedir gratuitamente uma solicitação de verificação de consumo excessivo (serviço diferente da aferição do hidrômetro), que será realizada pelas equipes da Corsan. Esta solicitação pode ser aberta pelos canais de atendimento da Companhia com o cliente: app Corsan, site www.corsan.com.br (na Unidade de Atendimento Virtual), ligações gratuitas pelo 0800.646.6444 e WhatsApp (51) 99704-6644, ou procurar o escritório em Bento Gonçalves, localizado na Rua Ramiro Barcelos, nº 384, na área central," salienta.