Segurança Operação
Brigada Militar intensifica fiscalização em locais com uso de explosivos em Bento Gonçalves e região
Operação "Blaster" visa fiscalizar empreendimentos que para impedir potenciais roubos de cargas explosivas, utilizadas por criminosos para delitos graves como roubos a banco e carro-forte.
23/01/2024 09h11
Por: Kevin Sganzerla Fonte: NB Notícias
Foto: Comunicação Social 3º BABM

O 3º Batalhão Ambiental da Brigada Militar (BABM) deflagrou a Operação Blaster, uma iniciativa que visa a fiscalização rigorosa em locais que fazem uso de explosivos, nesta segunda-feira (22), o. A ação abrangeu diversos municípios do interior do Estado, entre eles empreendimentos de Bento Gonçalves e região. 

A denominação "Blaster" tem origem no inglês e significa "dinamitador" ou "detonador". A operação, instituída pelo comando da Brigada Militar em 2021, tem como foco principal a fiscalização de empreendimentos que frequentemente utilizam detonações para o desmonte de rochas. Essas atividades, que envolvem a demolição de rochas, são realizadas por meio do uso de explosivos, tornando esses locais potenciais alvos para roubos de cargas de explosivos. Esses materiais, por sua vez, são frequentemente utilizados em ataques a bancos e transportes de valores, como carros-fortes.

A Operação Blaster não apenas intensifica o combate aos crimes ambientais, mas também amplia os esforços da Brigada Militar na manutenção da ordem pública e na proteção da vida. A ação contribui significativamente para ações preventivas e qualificadas no enfrentamento aos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), uma vez que os locais fiscalizados encontram-se em áreas distantes dos centros urbanos e próximos às zonas rurais.

Durante as fiscalizações realizadas pelas equipes do 3º BABM, foram inspecionados empreendimentos em diversos municípios, com destaque para Caxias do Sul, Canela, Vacaria, Três de Maio, Santa Rosa e São Luiz Gonzaga, além de Bento Gonçalves.

Continua após a publicidade