Entre os dias 22 e 26 de janeiro, a Secretaria de Esportes e Desenvolvimento Social (Sedes) promove a "Colônia de Férias" nos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFVs). Neste ano, 680 crianças e adolescentes serão atendidos em instituições como AABB, Sest/Senat, Balão Mágico, Carrossel da Esperança, Toquinha da Amizade e CECI, distribuídos por zoneamento.
Os participantes desfrutarão de diversas oficinas que promovem benefícios para o corpo e a mente, incentivando práticas esportivas, culturais, educativas e lúdicas. Entre as atividades oferecidas estão Capoeira, Yoga, Jogos Recreativos e Coletivos, Ginástica e Expressão Corporal, Dança e Pisa da Uva. Além disso, no 26 de janeiro, no Estádio Campo da Montanha, ocorrerá a integração dos Serviços com brinquedos infláveis, recreação, capoeira, Oficina de Escovação e animações, a partir das 13h.
“A Colônia de Férias é uma introdução sobre o que é um Serviço de Convivência. É um momento de acolhimento e de apresentação daquilo que vai ser oferecido dentro dos Serviços ao longo do ano. É uma forma de demonstrar para as crianças e adolescentes o quanto é benéfico estarem nos nossos Serviços. A nossa preocupação é a segurança, a proteção, deste público no período de férias e queremos proporcionar as atividades para eles estarem se vinculando com os Serviços”, ressalta a coordenadora dos SCFVs, Letícia Cemin.
Ainda, a Colônia de Férias tem como objetivos despertar nas crianças e adolescentes o sentimento de pertencimento ao grupo dos Serviços de Convivência e oferecer atividades diferenciadas que possibilitem novas experiências e aprendizados.
A coordenadora do Sest/Senat, Alessandra Prates, enfatiza sobre a ação de acolher e da importância da Colônia de Férias. “Eu acredito muito no poder do acolhimento e amor com as crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, por isso, a colônia de férias é tão importante para as nossas crianças, pois é mais uma oportunidade para fortalecer os vínculos e proporcionar para eles diversão e alegria, através de atividades lúdicas e recreativas”.
O Secretário Eduardo Virissimo ressalta que “Colônia de Férias foi criada para que as crianças possam se reencontrar depois das férias, conhecer seus educadores e professores, interagir com atividades programadas e principalmente praticar a cidadania, nosso objetivo é sempre cuidar mais e melhor das nossas crianças”, afirma.