O Corpo de Bombeiros Militar de Bento Gonçalves realizou mais uma etapa do Projeto Bombeiro nos Bairros, desta vez beneficiando a comunidade do bairro Vila Nova I. A iniciativa, realizada na última terça-feira (16), tem como objetivo promover ações preventivas, orientações e capacitações para garantir a segurança da população.
Durante a ação, foram efetuadas substituições de mangueiras e registros de gás com validade vencida e avariados, visando evitar possíveis vazamentos e prevenir riscos de acidentes. Os bombeiros identificaram locais inadequados para a instalação de botijões de gás, enfatizando a importância de seguir as normas de segurança no armazenamento do Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), conhecido como gás de cozinha.
"O GLP é mais pesado que o ar, então a tendência é que ele se acumule em locais mais baixos. Não deve ser armazenado em locais fechados como armários, banheiros ou porões, pois caso aconteça um vazamento, esse gás pode se acumular e causar algum acidente", alertou o Tenente Ozéas Cardoso de Aguiar, coordenador do projeto.
Durante a ação, o aluno Soldado Baltazar, do curso básico de formação de bombeiro militar, também participou ativamente. Desde o início do projeto, já foram efetuadas a troca de 215 kits de gás.
É ressaltado que, após cinco anos, é recomendável a troca do registro e da mangueira de gás para evitar possíveis vazamentos. Em caso de emergência, como vazamentos de gás, a população é orientada a sair do local imediatamente e acionar o Corpo de Bombeiros pelo telefone de emergência 193.