No primeiro mês de operação do primeiro pórtico free flow em rodovias do Rio Grande do Sul, localizado no km 108,3 da ERS-122, em Antônio Prado, a Concessionária Caminhos da Serra Gaúcha (CSG) registra a passagem de 187 mil veículos. O novo modelo de cobrança automática, sem a necessidade de redução de velocidade, tem sido bem recebido pelos usuários, que já percebem as vantagens em termos de praticidade e descontos nas tarifas.
Dos veículos que transitaram pelo pórtico, 46% optaram pela utilização de tags (adesivos eletrônicos no para-brisa), indicados como meio mais adequado à cobrança da tarifa. O pagamento por meio do aplicativo “CSG FreeFlow” ou pelo site da concessionária também ganhou adesão, com 38% realizando via Pix e 10% inserindo créditos antecipados. A inadimplência, que ficou em cerca de 12%, foi considerada abaixo das estimativas iniciais.
A CSG destaca que, apesar de ser uma novidade no Brasil, o sistema free flow já é amplamente utilizado em outros países. A câmera localizada nos pórticos reconhece detalhes como altura, largura e comprimento dos veículos, permitindo cobrança automática. Além da praticidade, o sistema reduz o impacto ambiental, evitando desapropriações e obras significativas.
Com a entrada em operação de cinco pórticos adicionais em fevereiro, que estão sendo instalados na ERS-122, nos km 4,6 (São Sebastião do Caí), km 45,5 (Farroupilha) e km 151,9 (Ipê), no km 30,1 da ERS-240 (Capela de Santana) e no km 6,5 da ERS-446 (Carlos Barbosa), a CSG espera ampliar o sucesso do free flow.
A empresa ressalta que o desconto nas tarifas pode chegar a 20%, incentivando a adesão ao novo modelo. O diretor-presidente da CSG, Ricardo Peres, destaca que a aceitação da tecnologia tem superado as expectativas, com planos de expansão e suporte técnico para atender a crescente demanda. “Teremos atendimento presencial nas demais bases de atendimento ao cliente e incremento de pessoal de escritório para dar conta do maior número de transações e informações que serão demandadas. As pessoas com maior dificuldade no uso da tecnologia procuram atendimento da CSG para apoio a instalação do aplicativo e até mesmo para realizar os pagamentos. As nossas bases de atendimento ao cliente e o telefone 0800.122.0240 receberam muitas ligações e consultas neste primeiro mês. Entretanto, notamos que nas últimas semanas já há uma redução desta demanda, o que mostra que os nossos clientes estão se adaptando à nova tecnologia”, acredita Peres.
Uso de tag é o mais indicado
A boa aceitação e as vantagens oferecidas com o uso da tag faz com que seja a forma mais prática de pagamento do free flow. Empresas como Sem Parar, ConectCar, Veloe, Move Mais e Taggy, além de instituições financeiras disponibilizam a etiqueta eletrônica por meio dos seus sites e aplicativos. A recomendação é que o veículo esteja com a tag previamente instalada no para-brisa para que o valor seja faturado automaticamente.
Outras formas de pagamento são por meio de Pix, cartão de crédito, ou ainda inserindo saldo pré-pago no aplicativo “CSG FreeFlow” ou diretamente no site freeflow.csg.com.br. Para isso, basta baixar o aplicativo ou entrar no site, realizar seu cadastro, adicionar seu veículo e aproveitar vantagens como avisos e descontos em tarifas futuras. Na sequência, o cliente será direcionado à tela em que é possível visualizar o histórico e realizar o pagamento de cada passagem individualmente ou todas de uma só vez. Por fim, basta escolher a forma de pagamento e confirmar as informações. O cliente pode optar pela busca anônima, informando apenas a placa do veículo e consultando faturas em aberto. Nesse caso, não é possível visualizar o histórico de passagens nem ter acesso aos descontos.
Na opção pré-paga, para efetuar a recarga, basta clicar em ‘Adicionar saldo’, inserir o valor e escolher a opção Pix ou cartão de crédito. Assim, as passagens serão pagas automaticamente. Caso não haja saldo suficiente, o pagamento ficará pendente. É importante lembrar que a adição de crédito não quita débitos já existentes. Também é possível fazer o resgate do saldo a qualquer momento, para isso é preciso clicar em “Perfil” e “Resgatar saldo”. O pagamento deve ser efetuado em até 15 dias após a passagem do veículo pelo pórtico.
Os motoristas também podem realizar o pagamento de maneira presencial, nos totens das bases de atendimento ao cliente da concessionária, localizadas em Ipê (ERS-122 - km 151,8), Flores da Cunha (ERS-122 - km 99,5), Farroupilha (RSC-453 - km 118,6), Bom Princípio (ERS-122 km 36,1) e, a partir de fevereiro de 2024, em Capela de Santana (ERS-240 - km 24,8), quando a antiga estrutura em Portão (km 13 da ERS-240) será desativada. Para o pagamento nos totens, basta tocar na tela e, em seguida, optar por “Pagamento Free Flow”, digitar a placa do veículo, clicar em “Buscar débitos” e selecionar o modo de pagamento.
Para os motoristas que utilizam o cartão do vale-pedágio, a CSG disponibiliza uma cabine em cada sentido da praça de Flores de Cunha, recentemente desativada, para o recebimento temporário desta modalidade que representa 0,34% dos veículos que passam pelo pórtico de Antônio Prado. A praça de pedágio em Portão – que será desativada quando os demais pórticos entram em operação – também aceitará momentaneamente a modalidade.
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