O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta terça-feira, 16, que o Rio Grande do Sul obteve seis redações nota mil no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023. Esses números colocam o estado, ao lado do Rio Grande do Norte e do Piauí, como detentor do segundo melhor resultado do país nesse quesito. São Paulo e Rio de Janeiro lideram a lista, ambos com sete redações nota mil. Em contrapartida, 10 estados não alcançaram a pontuação máxima na prova de redação.
O tema da redação em 2023 foi "Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil" e no total, apenas 60 inscritos em todo o país alcançaram a nota máxima.
O Rio Grande do Sul teve mais de 159 mil inscritos no Enem 2023, conforme dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Proporcionalmente, o estado registrou uma redação nota mil para cada 26 mil inscritos. Em comparação, São Paulo apresentou uma taxa de 1 para 84 mil e o Rio de Janeiro, de 1 para 40 mil.
Como acessar o resultado do Enem 2023
Mín. 14° Máx. 25°