A confusão realizada pela Secretaria Municipal de Educação de Bento Gonçalves pode render protesto dos pais nas ruas da cidade nesta semana. Isso porque cerca de 600 famílias ainda não sabem onde seus filhos vão estudar em 2024. A confusão se arrasta desde o mês de novembro, quando começou a rematrícula dos estudantes da rede municipal de ensino e a mudança no formato de compra de vagas na rede privada de educação.
Temendo uma revolta generalizada das famílias a Prefeitura de Bento Gonçalves está correndo contra o tempo para divulgar onde os filhos vão estudar. Na quinta-feira, 11 de janeiro, alguns pais começaram a ser contatados pela Secretaria Municipal de Educação. No memso dia, o prefeito Diogo Siqueira fez um pedido de desculpas público aos pais que ainda não sabem onde seus filhos vão estudar. Segundo o prefeito, todos terão sua vaga garantida.
Mesmo assim, todas essas ações não foram suficientes para acalmar os ânimos entre as centenas de pais e mães que não receberam nenhuma resposta do poder público até o momento. Grupos de whatsapp foram montados para que os pais possam se reunir e protestar de maneira uniforme contra o poder público nos próximos dias. A ideia é fazer uma grande manifestação em frente à Prefeitura de Bento Gonçalves nesta segunda-feira, 15, às 12h, pedindo explicações e providências. Acesse clicando aqui o link do grupo de Whatsapp da manifestação.
Respostas duras na postagem do prefeito
Na postagem feita pelo prefeito Diogo Siqueira em sua conta pessoal no Instagram, uma pai fez um desabafo: "E aí senhor prefeito, tenho uma bebê de um ano e até agora não tem uma definição. É fácil dizer que vai ter vaga para todos, mas não se sabe aonde e nem quando. São bebês, crianças e lhe faço uma pergunta: como fica o psicólogo dessas crianças, visto que já estão adaptadas com os colegas e professores? Ninguém pensa nisso né?", relatou o pai.
Outra mãe de aluno questionou a verdade sobre o zoneamento: "Grande mentira! Zoneamento? Eu moro na porta de duas escolas e minha filha foi encaminhada para fazer o Jardim A em outro bairro precisando de transporte. Aí a SMED alega que foi por ordem de inscrição! É até uma piada perder tempo escutando isso , descaso total com a população de Bento Gonçalves", desabafou a mãe.
Em um outro comentário, uma mãe denuncia que a Smed pediu que ela procurasse sua vaga no mês de fevereiro. "Ainda não recebi vaga para minhas filhas gêmeas de 1 ano e 7 meses na creche! Elas tinham vaga comprada em 2023. Liguei na SMED e falaram para esperar até fevereiro! Não tenho família em Bento, e preciso voltar ao trabalho! Precisamos de um resposta prefeito. Os pais estão apreensivos!
A irmã de um aluno também foi ao Instagram do prefeito questionar as informações a respeito do zoneamento. "Prefeito, seria interessante procurar bem essa questão de zoneamento. As informações não batem. Meu irmão mora no Borgo e colocam ele numa escola na Cohab, enquanto na escola do Borgo, tem alunos de bairros extremamente distantes… Aí não conseguimos a vaga no colégio próximo, e matriculam ele no São Roque? Não faz sentido. Por gentileza, verifiquem essa questão. O guri está trocando de escola todo ano.