A equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Bento Gonçalves realizou quase sete mil atendimentos durante 2023, representando um aumento de 75% em comparação com os 4.017 atendimentos registrados em 2020.
Em dezembro, uma etapa importante foi concluída com a inauguração da nova base do SAMU, localizada junto ao Complexo de Saúde, no bairro Botafogo. Este novo espaço não apenas proporciona mais agilidade, segurança e qualidade para os servidores, mas também se tornou um marco para a eficiência dos serviços prestados. Entre dezembro do último ano e início de janeiro, foram realizados mais de 700 atendimentos, sendo pelo menos 80 destes feitos pelo serviço de motolâncias.
A nova base do SAMU conta com instalações modernas, incluindo estacionamento para seis ambulâncias, dormitórios para as equipes, banheiros, vestiários, cozinha, refeitório, salas administrativas e de treinamento, além de almoxarifado. A estrutura foi projetada para otimizar a logística e proporcionar um ambiente propício para o trabalho ágil e eficiente dos profissionais de saúde.
A enfermeira Priscila Kensy, ao expressar sua satisfação em atuar na nova base, destacou: "Além de conforto para a nossa equipe, o novo espaço nos proporcionou uma melhor organização e distribuição dos materiais que utilizamos nos atendimentos; espaço para realizarmos treinamentos, reuniões. Mas o principal, está beneficiando nossa população, ou seja, nosso 'tempo resposta' melhorou muito".
As motolâncias, cruciais para agilizar os atendimentos de resgate, agora contam com um amplo espaço de estacionamento. O condutor do veículo, Mateus Pilat, ressalta: "Com a chegada da base nova do SAMU, ajudou muito em relação ao tempo resposta, desde o recebimento do chamado de emergência até o deslocamento da equipe das ambulâncias e motolâncias."
Carlos Bittencourt, motorista de ambulância há pelo menos 12 anos, comenta sobre o novo espaço da equipe: "Estamos todos muito satisfeitos pela bela estrutura e condições de trabalho. Com certeza essa é a melhor base do Estado, e com ótimo espaço para podermos desenvolver o nosso trabalho."
O médico Lucas Vieira Galdino destaca o conforto proporcionado pelo novo espaço de trabalho: "Na urgência, minutos fazem a diferença. Com o estacionamento coberto e próximo, é possível deixar as viaturas abertas prontas para o embarque, reduzindo o tempo no deslocamento."
A coordenadora de enfermagem do SAMU, Melissa Bonatto, salienta os inúmeros pontos de melhoria: "Enquanto o médico regulador está recebendo as informações, a equipe já localiza no mapa o local e assim que liberado o chamado a equipe já está dentro da ambulância para sair em atendimento."
O secretário de Saúde, Gilberto Junior, enfatiza: "Sem dúvidas, essa nova base qualifica ainda mais o trabalho dessa grande equipe que atua no local. Queremos sempre uma saúde para todos e de extrema qualidade."
Atualmente, a equipe do SAMU de Bento Gonçalves conta com 13 condutores, 9 técnicos de enfermagem, 15 enfermeiros e 14 médicos, todos dedicados a proporcionar atendimento de excelência à comunidade.