O que é Condromalácia patelar?
Condromalácia patelar é um desgaste na cartilagem do joelho, numa região chamada côndilo femoral, que acaba ocasionando dor e inflamação no local. Ela é mais comum em mulheres e é dividida basicamente em quatro níveis, de acordo com a gravidade do comprometimento da patela. Quem sofre com algum grau de condromalácia patelar pode experimentar muita ou nenhuma dor, independente do grau indicado no diagnóstico. Além disso, por causar uma inflamação, pessoas com condromalácia patelar podem ter crises agudas de dor que, nestes casos, necessitam de medicação.
Causas
Não há consenso sobre as possíveis causas da condromalácia patelar, mas os médicos acreditam que certas atitudes, como estresse repetitivo das articulações do joelho (quando se pratica esportes de corrida ou saltos, por exemplo), podem favorecer o seu aparecimento. Também pode estar relacionado a uma condição muscular fraca na região do joelho e quadril, ou a um trauma no local, como uma fratura ou deslocação. Outros fatores incluem falta de alongamento, exercícios feitos de forma inadequada, sobrepeso ou obesidade, hiperpressão patelar, artrose e uso constante de saltos. Ela também pode aparecer sem nenhuma causa aparente.
Fatores de risco
A condromalácia patelar é mais comum em mulheres por causa do formato do joelho feminino. Ele tende a ter um desvio chamado de valgo por causa do formato do quadril da mulher, que é mais largo justamente para poder ter filhos, o que acaba desviando o eixo do joelho levando a um aumento de pressão na região da patela e isso favorece o surgimento da condromalácia patelar. Na adolescência a incidência ainda é maior, uma vez que é quando a menina começa a desenvolver o quadril de mulher.
Certos tipos de esportes e atividades físicas, como os que envolvem corrida, saltos ou repetição de movimentos - como a dança - aumentam o nível de estresse e sobrecarga nas articulações do joelho, o que pode colaborar com o aparecimento da condromalácia patelar. Os aumentos do nível e a quantidade de pesos utilizados no treino da academia, principalmente quando a pessoa não está totalmente preparada para isso, também podem aumentar a probabilidade dela desenvolver condromalácia patelar.
Sintomas
O principal sintoma da condromalácia patelar é uma dor frequente na parte da frente do joelho que pode ser agravada por alguns movimentos, como subir e descer escadas, ajoelhar, agachar, saltar, sentar com o joelho dobrado ou permanecer sentado por longos períodos de tempo.
Diagnóstico
Você deve consultar o médico Ortopedista caso a sua dor no joelho seja bastante intensa e/ou não melhore em alguns dias.
Diagnóstico de Condromalácia patelar
Durante a consulta o seu médico pode pressionar diferentes partes do seu joelho e fazer alguns movimentos com a sua perna. Esses movimentos, ou manobras, irão ajudá-lo a descartar outros problemas da região que tenham sintomas similares.
Para ajudá-lo a determinar o diagnóstico de condromalácia patelar, o especialista pode solicitar exames de raios-x, tomografia computadorizada ou ressonância magnética. Desta forma ele poderá verificar qual o grau de comprometimento da articulação do joelho e direcionar o tratamento do problema.
Clínica Dr Gerson Santa Catharina
Mín. 17° Máx. 24°