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Balsa que fará transporte no acesso a São Valentim do Sul está chegando

Veículo está vindo da cidade de São Jerônimo e partiu da cidade de Lajeado na manhã desta quinta-feira, 11.

Marcelo Dargelio
Por: Marcelo Dargelio
11/01/2024 às 10h28
Balsa que fará transporte no acesso a São Valentim do Sul está chegando

Nesta quinta-feira, 11 de janeiro, partiu de Lajeado uma balsa destinada à travessia de veículos entre os municípios de Santa Tereza e São Valentim do Sul. A jornada da embarcação inclui a travessia por 37 corredeiras do Rio Taquari. A embarcação fará o transporte de veículos no distrito de Santa Bárbara, no trecho onde caiu a ponte nas enchentes do mês de setembro.

Para garantir uma navegação segura e eficaz, a balsa está equipada com um guincho e transporta uma escavadeira hidráulica, essencial para a abertura dos caminhos nas corredeiras. Esta estratégia inovadora visa facilitar o percurso ao longo do rio. A chegada junto à ponte deve acontecer até o final da tarde. 

O projeto, financiado pelo Governo do Rio Grande do Sul, tem um orçamento substancial. O custo para a instalação dos equipamentos é de até R$ 622.500, com um valor igualmente destinado à desinstalação. Esses investimentos refletem a importância do projeto para a conectividade e o desenvolvimento regional. Ainda não há previsão de quando a nova ponte será construída e, enquanto isso, os usuários que precisam seguir pela ERS 431 terão que fazer o uso da balsa.

A utilização da balsa não será gratuita. Os usuários que necessitarem fazer a travessia pagarão tarifas variáveis, com valores que vão de R$ 9,64 para veículos leves a R$ 60 para caminhões de seis eixos. Esta estrutura de tarifação busca equilibrar a acessibilidade com a sustentabilidade financeira do serviço.

Com dimensões mínimas de 400 metros quadrados e capacidade de carga de 200 toneladas ou mais, a balsa representa umamedida paliativa para o transporte de veículos pesados e leves. Ela será instalada a cerca de 200 metros do local onde se situava a ponte sobre a ERS-431, com um vão navegável estimado em 145 metros. A escolha desse local foi estratégica, visando a redução de custos sociais e operacionais.

Os estudos de modelagem e viabilidade para a instalação da travessia foram conduzidos pelo Departamento de Hidrovias da Secretaria de Logística e Transportes (Selt).

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Luis Adriel Há 1 ano Bento Gonçalves Tem previsão para nova ponte?
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