Com 60 dias de atraso, iniciou nesta terça-feira, 09 de janeiro, as obras no Lago da Fasolo. A ação foi anunciada no dia 30 de outubro de 2023, mas segundo a Prefeitura de Bento Gonçalves e a AEGEA, nova dona da CORSAN, estavam esperando o "tempo melhorar" para começar os trabalhos.
A despoluição do Lago da Fasolo será executada em etapas e nesse primeiro momento serão feitas as obras para a rede coletora, elevatória de esgoto bruto, linha de recalque e estação de tratamento no Lago. O Prefeito Diogo Siqueira, vereadores da Frente Parlamentar do Lago Fasolo, secretários representantes da empresa responsável pela obra, da Corsan/ Aegea e moradores estiveram no local para dar o "ponta pé" inicial nesta terça-feira, 09.
Para a obra, também será necessária a construção de uma estrada de 4m de largura e cerca de 300 m no lago, etapa que já consta com licenciamento ambiental. Já a estação terá 04 reservatórios de 20 mil litros cada, atendendo a coleta leste e sul do lago.
A previsão de duração da obra será de cinco meses no valor de R$ 1.676.237,89 e com ela, 104 casas receberão a ligação de esgoto, beneficiando cerca de 300 pessoas.