No mercado automobilístico brasileiro, a Fiat Strada se destacou mais uma vez, conquistando o primeiro lugar nas vendas anuais de automóveis e comerciais leves em 2023. Este é o terceiro ano consecutivo que a picape lidera o ranking, registrando impressionantes 120.600 emplacamentos, segundo dados divulgados pela Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).
Com um novo motor turbo e um facelift em agosto, a Fiat Strada manteve sua posição dominante no mercado, superando o segundo colocado por quase 9.400 unidades. O segundo lugar, surpreendentemente, foi ocupado pelo Volkswagen Polo, que alcançou 111.242 clientes, tornando-se o automóvel mais vendido do Brasil e ultrapassando o Chevrolet Onix, que emplacou 102.043 unidades.
O Polo se destacou especialmente em dezembro, liderando as vendas nacionais com 17.999 emplacamentos, um feito notável para um único mês. Este sucesso é um indicativo da crescente popularidade do hatch da Volkswagen no mercado brasileiro.
Logo abaixo do pódio, encontramos o Hyundai HB20 com 88.905 unidades vendidas. Em 2022, o hatch da marca sul-coreana ocupava a segunda posição no ranking, mostrando uma ligeira queda em 2023. O Chevrolet Onix Plus, com 74.887 unidades emplacadas, manteve sua posição como o sedã mais vendido do mercado, fechando o top cinco.
O restante do top dez é composto por modelos variados, incluindo Fiat Mobi (73.428 unidades), Volkswagen T-Cross (72.441), Fiat Argo (66.717), Chevrolet Tracker (66.643) e Hyundai Creta, que encerrou a lista com 65.817 emplacamentos. O Volkswagen T-Cross retomou a liderança entre os utilitários esportivos, superando o SUV da GM.
Notavelmente, não há SUVs médios no top dez de 2023, uma mudança em relação ao ano anterior, onde o Jeep Compass figurava na décima posição. Em 2023, o Compass caiu para o 12º lugar.
Esses resultados refletem uma dinâmica interessante no mercado automobilístico brasileiro, onde veículos de diferentes categorias competem por espaço e preferência dos consumidores. A liderança contínua da Fiat Strada e a ascensão do Volkswagen Polo são testemunhos da evolução constante do setor e das preferências do consumidor brasileiro.