Foram exonerados nesta quinta-feira, 4 de dezembro, e sexta-feira, 5, os secretários municipais que eram do partido Republicanos. O prefeito de Bento Gonçalves, exonerou os dois secretários após a sigla anunciar publicamente que não estava mais apoiando seu governo.
Com o anúncio oficial da retirada do Republicanos da base governista, o prefeito Diogo Siqueira assinou a exoneração do secretário de Desenvolvimento Econômico, Daniel Amadio, e também do titular da Coordenadoria de Tecnologia de Informação e Comunicação (CTEC), Moisés Garbin, ambos cargos indicados pelo partido. A reportagem do NB Notícias apurou que, antes da exoneração, os dois teriam sido consultados para mudarem de partido e seguirem na base do governo, ficando nos cargos, mas que ambos não teriam aceitado a proposta do prefeito.
Segunda a Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Bento Gonçalves, o secretário-adjunto André Ferreira ficará responsável pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Já a CTEC ainda não tem um nome definido para assumir a coordenação. A indicação deve ocorrer nos próximos dias.
De acordo com apuração da reportagem do NB Notícias, a situação entre o prefeito Diogo Siqueira e o Republicanos vinha ficando estranha já há alguns meses. O partido reclamava de que não tinha acesso ao prefeito e também alguns fatos ocorridos na atual administração tornaram o desgaste mais evidente.
No dia 29 de dezembro, após o prefeito Diogo Siqueira sofrer uma derrota histórica na votação da Lei Orçamentária, mesmo tendo a maioria dos vereadores, foram exonerados quatro cargos em comissão (CCs) do Republicanos. O ato foi considerado uma clara retaliação do prefeito ao voto do vereador Marcos Barbosa (Republicanos) a favor da emenda no orçamento proposta pelo vereador Rafael Pasqualotto, considerado por todos o grande adversário político de Diogo Siqueira nas eleições deste ano.