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Sonho de duplicação da BR 470 pode começar a se tornar realidade

O Dnit anunciou que abriu licitação para contratar empresa que fará projeto de duplicação da rodovia no trecho entre Bento Gonçalves e Nova Prata.

06/01/2024 às 07h14
Por: Marcelo Dargelio
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Sonho de duplicação da BR 470 pode começar a se tornar realidade

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) anunciou um grande passo para a melhoria da infraestrutura rodoviária na região de Bento Gonçalves. Foi aberto um processo de licitação para a contratação de uma empresa especializada na elaboração de estudos e projetos para a duplicação da BR-470, um projeto que promete transformar a mobilidade na região.

O projeto abrange a duplicação de um trecho de 61,5 quilômetros da BR-470, desde Nova Prata até Bento Gonçalves, passando por importantes municípios como Veranópolis e Vila Flores. A proposta de investimento está estimada em R$ 6,9 milhões, somente para o projeto, e as propostas de licitação serão conhecidas em 22 de janeiro deste ano.

Os estudos preliminares incluirão análises de traçado, tráfego, topografia, além de levantamentos ambientais essenciais. Também estão previstas a elaboração dos projetos básico e executivo, com detalhamento completo das ações a serem realizadas. O prazo para apresentação dos resultados pela empresa vencedora é de um ano após a assinatura do contrato.

Esta iniciativa surge como uma resposta às demandas de segurança e eficiência na região. O trecho da BR-470 em questão é caracterizado por relevo sinuoso, com muitas curvas, variações de largura e acostamento limitado, particularmente no segmento de descida da Serra até a ponte sobre o Rio das Antas. Este trecho, de 11,5 quilômetros, destaca-se pela ausência de acostamentos e terceiras faixas, além da presença de comércio às margens da rodovia.

Um ponto crítico é a chegada e saída da ponte sobre o Rio das Antas, que ocorre em curva fechada e apresenta problemas de deterioração estrutural e restrições de tráfego devido ao peso. A duplicação visa não apenas melhorar a capacidade da estrada, mas também aumentar a segurança dos usuários.

Adicionalmente, o projeto prevê 18 quilômetros de novas vias marginais e oito quilômetros de faixas adicionais, principalmente entre Veranópolis e São Valentim do Sul. Outra melhoria significativa será a implantação de cinco novas passarelas para pedestres, concentradas entre Nova Prata e Veranópolis.

O que deve ser feito neste primeiro momento

1 - Contratação de empresa que será responsável por estudos e projetos básicos para implantação, pavimentação e adequação da rodovia.
2 - O projeto inclui estudos de traçado, tráfego, estudo topográfico, estudo geotécnico, geológicos, hidrológicos e levantamento ambiental.Além de projetos geométricos, terraplenagem, drenagem, pavimentação, contenções, passarelas, desapropriações, iluminação, paisagismo, entre outros.
3 - O investimento será de R$ 6,9 milhões, com prazo de um ano para entrega dos estudos.

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