A Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves devolveu R$ 310 mil aos cofres da Prefeitura Municipal no final do exercício de 2023. O recurso é oriundo de sobras do recurso recebido pelo Legislativo no ano passado. A Casa do Povo sugeriu que o valor fosse utilizado para a compra de uma van para realizar o transporte de passageiros que precisam realizar consultas diariamente em Porto Alegre.
De acordo com o presidente da Câmara, vereador Rafael Pasqualotto (Progressistas), a decisão foi tomada depois que, no mês de outubro do ano passado, ele foi verificar como estava o transporte de pacientes doentes para a capital em Bento Gonçalves. Na época, Pasqualotto viajou com os pacientes e ouviu relatos da situação que eles viviam em cada viagem, além de verificar a precariedade do veículo utilizado pela Secretaria Municipal de Saúde neste transporte. "O perigo nessas viagens é constante. O motor quebra, a van pega fogo, chove dentro, uma situação inaceitável. Pedimos informações para a Secretaria de Saúde e não recebemos nenhum retorno e, de lá pra cá, nenhuma atitude foi tomada pelo poder público", destacou o parlamentar.
Com isso, no final do ano, a Câmara de Vereadores decidiu sugerir ao prefeito Diogo Siqueira que os R$ 310 mil devolvidos aos cofres públicos sejam utilizados na compra de uma van nova, a fim de garantir mais conforto e segurança aos pacientes que necessitam viajar para realizar consultas e exames em Porto Alegre. Caso não seja destinado para este fim, a Câmara sugere que o recurso seja utilizado para a compra de um veículo a fim de atender os agentes de endemias, que fazem um trabalho muito importante nas ruas da cidade.
A Prefeitura de Bento Gonçalves tinha previsto a abertura de licitação para o dia 2 de janeiro para aquisição de uma van de 20 lugares para o transporte de pacientes da Secretaria de Saúde. Porém, o pregão eletrônico foi suspenso temporariamente pelo Executivo Municipal e não aconteceu.
Mín. 14° Máx. 25°