O ano de 2024 começou quente na política de Bento Gonçalves. O primeiro dia últil deste ano que terá eleições municipais começou com o anúncio do partido Republicanos, que está desembarcando do governo Diogo Siqueira. Descontentamentos com os últimos acontecimentos e também a forma como o prefeito tem agido com a sigla levaram a tomada de decisão.
Na manhã desta terça-feira, 2 de janeiro de 2024, o Republicanos emitiu uma nota oficial comunicando que está deixando o governo de Diogo Siqueira. Atualmente, o partido tinha o comando de duas secretarias municipais: a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, com Daniel Amadio, e a Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTEC), que tinha Moisés Garbin como coordenador. Além disso, o partido possuía alguns cargos em comissão (CCs) espalhados por várias secretarias.
Em nota, o Republicanos informa que houve um descontentamento com fatos ocorridos na prefeitura. A direção do partido não fala oficialmente, mas o Departamento de Investigação (DI) do NB Notícias descobriu que alguns fatos que fizeram o partido deixar a base governista foram as três mortes ocorridas por problemas em atendimentos médicos na UPA 24 Horas e no PA São Roque, bem como a investigação do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) em um esquema de fraude em licitação.
A presidente do Republicanos em Bento, Aline Poder, assina a nota e destaca que os filiados do partido estão liberados e não tem compromisso com a atual administração, e que a sigla vai definir nos próximos meses qual rumo tomar em relação às eleições municipais.
Confira a nota do Republicanos
Mín. 14° Máx. 25°