A limpeza da maioria das ruas de Bento Gonçalves é algo destacado há muito tempo. Pois agora, a Capital do Vinho se destaca como a cidade com o melhor serviço de limpeza urbana em 2023 no Rio Grande do Sul, conforme revela o recente Índice de Sustentabilidade de Limpeza Urbana (Islu). O estudo, conduzido pela Associação Brasileira de Resíduos e Meio Ambiente (Abrema), avaliou diversas cidades, com Bento Gonçalves alcançando o topo do ranking com um índice considerado impressionante de 0,792 pontos, colocando o município entre os mais limpos do país.
A avaliação do Islu considera quatro aspectos fundamentais: engajamento do município, sustentabilidade financeira, recuperação dos recursos coletados e impacto ambiental. Bento Gonçalves demonstrou excelência em três dessas áreas, refletindo o compromisso da cidade com práticas sustentáveis e eficientes de gestão de resíduos. Nos índices apresentados, Bento Gonçalves deixou a desejar apenas no quesito de reaproveitamento dos resíduos, onde ficou com pontuação 0,261. O município teve nota máxima (1,0) em sustentabilidade financeira e impacto ambiental, além de 0,857 em engajamento do município.
Com todas estas somas, a Capital do Vinho chegou a média de 0,792, a maior entre todos os municípios do Rio Grande do Sul. No país, o Índice de Sustentabilidade de Limpeza Urbana (Islu) avaliou dados de 3.947 municípios. A média também é uma das maiores registradas no país pelo Islu.
Segundo informações da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, a cidade coleta diariamente cerca de 39 toneladas de resíduos recicláveis. A triagem destes materiais é realizada por associações de recicladores, que conseguem reaproveitar 29,10% do total coletado, um número significativo que evidencia a eficiência do processo de reciclagem local.
Além disso, são recolhidas diariamente pela empresa RN Freitas 110 toneladas de resíduos orgânicos, destacando a capacidade da cidade em gerenciar diferentes tipos de resíduos de forma eficaz. A gestão dos resíduos orgânicos é especialmente importante, considerando seu potencial impacto ambiental.
Mín. 15° Máx. 18°