Mais uma morte de paciente ocorre em Bento Gonçalves após a procura por atendimento em uma unidade de saúde do município. Uma mulher de 45 anos morreu na manhã da quarta-feira, 27 de dezembro, após ter procurado duas vezes auxílio no Pronto Atendimento da Zona Norte. Ela foi sepultada na manhã desta quinta-feira, 28, no Cemitério Municipal do bairro São Roque.
Michele Domingos tinha 45 anos e faleceu na manhã da quarta-feira, 27, em sua residência no bairro Zatt, em Bento Gonçalves. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado, mas os socorristas não conseguiram reanimá-la. Segundo moradores que conheciam a paciente, ela tinha vários problemas respiratórios e era atendida seguidamente nas unidades de saúde e às vezes precisava baixar ao hospital. Além disso, Michele enfrentava dificuldades por causa da obesidade.
Porém, de acordo com vizinhos, antes de sua morte, ela foi levada na Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas e depois no Pronto Atendimento Zona Norte. Nos dois locais, sua queixa de falta de ar teria sido tratada como uma crise de asma e ela foi colocada no oxigênio por cerca de uma hora e posteriormente liberada para casa. Seu último atendimento teria ocorrido na noite da terça-feira, 26, no PA Zona Norte. "Ela deveria ser internada no hospital e não foi. Será que ninguém viu que o estado de saúde dela já era grave?", questionou um conhecido da paciente.
O que diz a prefeitura sobre o caso
A reportagem do NB Notícias entrou em contato com a Prefeitura de Bento Gonçalves em busca de esclarecimentos da Secretaria Municipal de Saúde. A Assessoria de Imprensa do poder público relatou que a morte da paciente ocorreu na casa dela e que a informação de morte na UPA não procederia. Sobre a questão envolvendo os atendimentos realizados a paciente no dia anterior a sua morte, a assessoria manifestou-se que, conforme legislação, não são fornecidas informações sobre pacientes ou prontuários médicos.
Mín. 14° Máx. 25°