Geral Deu ruim
Prefeitura de Bento é impedida de renovar contrato com empresa de sistemas
Empresa IPM Sistemas é investigada pelo Ministério Público por supostamente apresentar editais de licitação prontos para serem executados pelas prefeituras.
28/12/2023 10h53 Atualizada há 9 meses
Por: Marcelo Dargelio

A Prefeitura de Bento Gonçalves terá que mudar totalmente o seu sistema de software de cobrança de tributos e também de comunicação digital a partir de 2024. Isso porque o poder público está impedido de renovar o contrato em vigor com a empresa IPM Sistemas, responsável por todo o sistema utilizado pelo Executivo Municipal atualmente. A empresa e a prefeitura são investigados por suspeita de fraude na licitação realizada para a contratação deste serviço.

De acordo com o promotor Manoel Antunes, que integra o 5º Núcleo Regional do Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (GAECO), o contrato entre Prefeitura de Bento Gonçalves e IPM Sistemas vence em abril de 2024 e não pode ser renovado, pois tanto a prefeitura, quanto a empresa fazem partes das investigações do Ministério Público. A suspeita do MP é de que representantes da empresa de tecnologia IPM tenham estruturado um esquema de direcionamento de licitações. O MP vê indícios de que a companhia entregava aos agentes públicos uma proposta de edital para contratação de serviços de tecnologia que, por conta do direcionamento, teria a própria IPM como única vencedora possível. Na Prefeitura de Bento Gonçalves, as investigações recaem sobre a Secretaria de Administração.

O contrato entre IPM Sistemas e Prefeitura de Bento Gonçalves prevê um pagamento de quase R$ 2 milhões anuais pelos serviços prestados. O contrato foi assinado em 12 de abril de 2023 e poderia ser prorrogado por até 48 meses. Porém, com a investigação do Ministério Público, a prefeitura será obrigada a realizar um novo processo licitatório. Em respostas aos questionamentos feitos pelo NB Notícias, a Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Bento informou apenas que o poder público já está preparando um novo processo licitatório a ser realizado no ano que vem.