O ano de 2023 foi de muito traballho, apresentações e encerra com chave de ouro para os jovens do Coro Canarinhos de Bento Gonçalves. A apresentação e gravação do Espetáculo Origem, que foi realizada na Casa das Artes, contou com a Orquestra de Garibaldi e participação especial da soprano Carol Gobatto e do tenor Alexandre Borges. No repertório músicas sacras e de composições inéditas da bento-gonçalvense Ana Mari Tedeschi. O Maestro Luiz Carlos Zeni, com apoio do Regente Celso Fortes, comandou o espetáculo.
“A música é uma oportunidade para os jovens mostrarem não só seus talentos, mas participarem de atividades em grupo. A música é reconhecida por muitos pesquisadores como uma modalidade que desenvolve a mente humana, promove o equilíbrio, proporcionando um estado agradável de bem-estar, facilitando a concentração e o desenvolvimento do raciocínio, em especial em questões reflexivas voltadas para o pensamento” ressalta a presidente do Instituto Canarinhos, Denize Petter. O projeto, que consta de apresentações em diversas cidades do Estado e a criação de mais uma “turma de canarinhos”, surpreendeu e foram criados dois novos grupos, que ensaiam nas quartas e sextas à noite da Casa das Artes.
Confira na íntegra como foi o espetáculo
O Espetáculo Origem do Coro Canarinhos de Bento Gonçalves é um projeto financiado pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet, e com patrocínio da empresas Transportes Bertolini, LNF Latino Americana, AKEO, Madem, R.Cork, Vinhedos Tranportes, Motormac Rental, Tibre, Grepar, PCR Metal, Concresul e Casa A Móveis Inteligentes.
O Coro
Mantido pelo Instituto Musical Canarinhos de Bento Gonçalves, o Coro Canarinhos é constituído por crianças e jovens que interpretam as mais variadas canções sacras e que, assistidos por um regente e um técnico vocal, aperfeiçoam-se e realizam apresentações em vários municípios, além de outros estados e de países vizinhos.
Inspirado no melhor do mundo em sua categoria (Líbera, de Londres), o Coro encanta todas as idades. Embora numerosos e centenários em toda a Europa, os coros sacros infantojuvenis são apenas cinco no Brasil, uma raridade. Regido pelo professor Celso Fortes e com técnica vocal do Professor da PUC, Márcio Busato, o Canarinhos de Bento existe há seis anos e ensaia duas vezes por semana. Seus componentes, crianças e adolescentes dos seis aos 16 anos, pertencem a diversas classes sociais e frequentam escolas da comunidade.
O grupo já conquistou vários prêmios em festivais. Seu canto emociona e surpreende. "Promover a arte e a cultura é um gesto de amor e carinho para com nossa comunidade", destaca a Presidente.