O Farrapos fez valer a sua hegemonia no Estado e superou o rival Charrua, no clássico gaúcho, pelo placar de 17 a 5, em sua estreia no Campeonato Brasileiro de Rugby de 2019 - o Super 13. Em confronto quente e bastante disputado, realizado na tarde deste sábado, dia 7, no Estádio da Montanha, a equipe alviverde, apesar de não fazer uma grande apresentação em campo, superou os visitantes, iniciando a competição nacional com um resultado positivo em seus domínios.
O gramado pesado foi propenso para um maior embate físico entre as equipes dentro de campo, dificultando a troca de passes rápida e jogadas em velocidade, principais características da equipe comandada por Javier Cardozo. O Charrua conseguiu fazer frente à equipe alviverde e freou o poderio ofensivo do Farrapos. Mesmo com dificuldades, a equipe bento-gonçalvense manteve a posse de bola e controlou as ações da partida.
Após pressão no ataque, o Farrapos abriu o placar da partida. Em lateral e formação de moul, os forwards alviverdes empurraram a equipe do Charrua até a linha de ingoal, e Pardal finalizou mergulhando na área de pontuação para anotar o primeiro try do jogo, 5 a 0. Logo depois, Facundo Flores recebeu cartão amarelo em confusão e deixou o Farrapos com um a menos em campo. Minutos depois, foi a vez de um dos atletas do Charrua deixar o campo, também levando cartão amarelo.
Após o try, a equipe da casa manteve o domínio do confronto, entretanto encontrando dificuldades no ataque, sobretudo pelo excesso de penais cometidos. Em boa trama ofensiva, Facundo Flores recebeu e deu leve toque com o pé para frente próximo à linha de ingoal. A bola quicou praticamente em cima da linha de ingoal, sobrando com o estreante Bruno Gutierrez, que agarrou a bola oval e anotou o segundo try do Farrapos, terminando a etapa inicial com placar de 10 a 0.
Na etapa derradeira, logo nos primeiros minutos, Bruno recebeu bom passe e encontrou Angelo Marcucci, que adentrou ao sistema defensivo para ampliar a vantagem para a equipe da casa. Facundo Flores anotou a conversão, 17 a 0. Em seguida, o Charrua ficou com um a menos em campo com mais um de seus atletas amarelados.
O ritmo ofensivo do Farrapos aos poucos foi diminuindo em campo, consequentemente oferecendo maior espaço para o Charrua trabalhar no seu campo de defesa. Frison também levou cartão amarelo e desfalcou sua equipe por 10 minutos. Após muita pressão, os porto-alegrenses diminuíram com try de Banana, terminando o jogo com placar de 17 a 5.
Com o resultado, o Farrapos terminou a rodada na vice-liderança com quatro pontos, deixando de conquistar o ponto bônus por não ter anotado mais de quatro tries na partida. Na primeira rodada, a equipe alviverde visita o Desterro-SC, no sábado, dia 14, às 15h, em Florianópolis-SC.
1ª rodada - Grupo B
Farrapos 17 x 5 Charrua
Curitiba-PR 74 x 5 Pé Vermelho-PR
Desterro-SC 18 x Serra Gaúcha
Classificação - Grupo B
1º Curitiba-PR: 5
2º Farrapos: 4
3º Desterro-SC: 4
4º Serra Gaúcha: 1
5º Charrua: 0
6º Pé Vermelho-PR: 0
Mín. 16° Máx. 26°