14°C 25°C
Bento Gonçalves, RS
Publicidade

Corolla 2020 chega como o primeiro carro híbrido flex do mundo

Modelo feito na fábrica paulista de Indaiatuba foi desenvolvida especialmente para o mercado brasileiro e parte de R$ 124.990,00.

06/09/2019 às 00h03 Atualizada em 28/11/2019 às 19h37
Por: Marcelo Dargelio Fonte: Divulgação
Compartilhe:
Divulgação
Divulgação

A Toyota apresentou nesta semana a 12ª geração do Corolla. O carro mais vendido do mundo é o primeiro híbrido produzido no Brasil, na fábrica de Indaiatuba (SP). Também é pioneiro no mundo a unir essa tecnologia à motorização flex, com a opção de ser abastecido com etanol ou gasolina. A novidade foi desenvolvida especialmente para o mercado brasileiro.

São três versões que estarão nas concessionárias a partir do dia 12 de setembro. A GLi parte de R$ 99.990, a XEI, que é a campeã de vendas no mundo, começa em R$ 110.990 e a Altis, a que tem a opção do motor híbrido, sai por R$ 124.990. A meta de vendas é de 4,5 mil unidades por mês, sendo 1 mil exemplares da versão Hybrid. As 3,5 mil restantes são da GLI (que aposenta o motor 1.8) e a XEi. O novo Corolla oferece duas opções de motores. Uma 1.8 a combustão, de 101/ 98 cv (etanol/ gasolina) e 14,5 kgfm de torque, combinada com mais dois elétricos de 72 cv e 16,6 kgfm de torque. Juntos rendem 123 cv. Vale ressaltar que a potência obtida não é a soma registrada pelos dois propulsores, uma vez que são acionados em momentos distintos. Isso faz com que o pico de potência de cada um deles ocorra em tempos diferentes.

Os números de fábrica apontam consumo de 14,5 km/l na estrada e 16,3 km/l na cidade. Com etanol, o desempenho é de 9,9 km/l e 10,9 km/l, respectivamente. Com o uso mais frequente do motor elétrico é possível alcançar 20,8 km/l na cidade utilizando somente gasolina. A Toyota oferece garantia de 8 anos para o conjunto híbrido, enquanto que no modelo convencional subiu de 3 para 5 anos. O Corolla não utiliza tecnologia plug-in, ou seja, os motores elétricos não são recarregados na tomada. A alimentação ocorre nas desacelerações e nas frenagens, além de o próprio motor a combustão servir como fonte.

Motor 2.0 mais eficiente
Há ainda um inédito propulsor 2.0 aspirado, que gera 177/ 169 cv (etanol/ gasolina) e 21,4 kgfm, com injeção direta e indireta combinadas de combustível. Segundo a marca, é 15% mais potente que a geração anterior e 9% mais eficiente no consumo de combustível. Ambos os motores estão associados ao câmbio automático do tipo CVT, que agora simula 10 marchas. De acordo com a Toyota, o sistema entrega maior eficiência e respostas mais rápidas nas arrancadas com o uso de uma primeira marcha mecânica. 


O Corolla passa a adotar a central multimídia já vista no novo RAV4, com tela de 8" e conexões Apple CarPlay e Android Auto. O freio continua sendo por alavanca, mas bem que poderia adotar a opção eletrônica já disponível no modelo europeu. O quadro de instrumentos ganha do lado direito uma tela digital de 7" na versão híbrida, e de 4,2" nas de 2.0. A capacidade do porta-malas continua em 470 litros, enquanto o tanque de combustível leva 50 litros nas versões a combustão e 43 l na híbrida.

Outra novidade é a incorporação do pacote de segurança ativa chamado de Toyota Safety Sense. Ele inclui piloto automático adaptativo (freia e acelera o carro sozinho conforme o ritmo do trânsito), frenagem automática de emergência, alerta de saída de faixa e farol alto automático. Os equipamentos são de série nas versões Altis, tanto com motor 2.0 quanto com o 1.8 híbrido. O Corolla nacional também recebe pela primeira vez o teto solar, nas configurações Altis 2.0 e Altis Premium 1.8 Hybrid. As cores disponíveis são branco polar (sólido), branco perolizado, além das cores metálicas: preto eclipse, prata supernova, vermelho granada, marrom urban e a nova e exclusiva cor cinza celestial.

VERSÕES DO NOVO COROLLA
GLi 2.0

Preço: R$ 99.990
Rodas de liga aro 16; ar-condicionado analógico; direção elétrica; computador de bordo com tela de 4,2"; 7 airbags (frontais, laterais, cortina e joelho do motorista); controle de estabilidade; Isofix, multimídia de 8" com Apple CarPlay e Android Auto; e câmera de ré.

XEi 2.0
Preço: R$ 110.990
+ rodas de liga aro 17; ar-condicionado digital automático; piloto automático; modo Sport de condução; chave presencial; botão de partida; retrovisor antiofuscante; faróis de neblina em led; e alavancas no volante para trocas manuais de marcha.

Altis 2.0
Preço: R$ 124.990
+ faróis e lanternas em led; ar digital de duas zonas; banco do motorista com ajuste elétrico; retrovisores externos rebatíveis eletricamente; teto solar elétrico; sensor de chuva; e Toyota Safety Sense (piloto automático adaptativo, alerta de saída de faixa, farol alto automático e frenagem automática de emergência).      

Altis 1.8 Hybrid
Preço: R$ 124.990
Mesmos equipamentos do XEi + faróis em led e Toyota Safety Sense, além de trocar o motor 2.0 pelo sistema híbrido.

Altis Premium 1.8 Hybrid
Preço: R$ 130.990
+ lanternas em led; ar digital de duas zonas; banco do motorista com ajuste elétrico; retrovisores externos rebatíveis eletricamente; teto solar elétrico; e sensor de chuva. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários