A idosa, identificada como Maria Sildéia Albino, de 80 anos, foi encontrada sem vida nesta terça-feira (19), na Rua Adelino Andreazza Samorro, no Loteamento Vale Verde, no bairro Reolon, em Caxias do Sul. O suspeito, um homem de 55 anos, confessou o crime na noite desta quarta-feira (20), acionando a Guarda Municipal e revelando o local do ocorrido.
Segundo informações preliminares, o autor do crime manteve um relacionamento amoroso com a vítima, com quem convivia há apenas duas semanas. Além do feminicídio, o homem é acusado de furtar pertences da idosa.
A Brigada Militar (BM) isolou a área até a chegada da Polícia Civil e da Perícia Criminal, que estão conduzindo as investigações. O delegado Rodrigo Bernardes de Assis relatou que o autor confessou ter feito o consumo de crack e álcool antes de cometer o crime. Ele asfixiou a idosa com um travesseiro pouco tempo após terem mantido relação sexual.
O delegado informou que o homem já havia praticado um homicídio semelhante contra sua madrasta em Santa Catarina, há dois anos. Na manhã desta quinta-feira (21), a Justiça acatou o pedido de prisão preventiva contra o indiciado, que foi detido pelas autoridades.
Esse feminicídio eleva para 92 o número de assassinatos registrados em Caxias do Sul em 2023, sendo o quinto ocorrido somente no mês de dezembro.