17°C 27°C
Bento Gonçalves, RS
Publicidade

Vereadores aprovam criação de 20 cargos para enfermeiros na área da saúde de Bento Gonçalves

Os profissionais serão chamados através do resultado do último concurso público da cidade. Também foram aprovados outros cinco projetos e apenas um foi retirado da votação. A última sessão ordinária de 2023 ocorreu na manhã desta quarta-feira, 20.

20/12/2023 às 13h29 Atualizada em 22/12/2023 às 08h30
Por: Renata Oliveira Fonte: NB Notícias
Compartilhe:
Vereadores aprovam criação de 20 cargos para enfermeiros na área da saúde de Bento Gonçalves

Na última sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves de 2023, foi aprovado a criação de 20 cargos de enfermeiros para a pasta de Saúde da cidade. Os outros cinco projetos da Ordem do Dia também passaram por unanimidade de votos, menos a matéria do vereador Agostinho Petroli (MDB), envolvendo as horas máquinas da Secretaria de Agricultura, que foi retirada da pauta para atender o pedido de vistas solicitado por Anderson Zanella (PP). 

O primeiro projeto que foi discutido entre os vereadores foi uma solicitação de alteração na Lei Municipal n° 6.429 de 10 de outubro de 2018, que "cria o programa de Concessão de Subsídio de Horas Máquina terceirizadas a produtores rurais do município de Bento Gonçalves e dá outras providências", enviada por Agostinho Petroli (MDB).

No texto, o parlamentar pede que um servidor da Secretaria de Desenvolvimento da Agricultura comece a acompanhar a prestação do serviço dos maquinários nas propriedades pois, de acordo com Petroli, está havendo uma discordância entre a realização do serviço e os agricultores. "Temos relatos de alguns agricultores sobre as horas máquina que deixaram dúvidas quanto a sua operacionalização. Então solicitamos a Secretaria um relatório desse serviço em 2022 e 2023 e acabou nos deixando com mais questionamentos. A impressão que dava era que, no meu entendimento, os dados da pasta não espelhavam a realidade do que estava acontecendo. Falamos com o Secretário e percebemos que era necessário mudar a forma em que esse serviço está sendo prestado aos agricultores. Por exemplo, até o momento a empresa conveniada e o agricultor faziam o relatório e comunicavam a pasta, não havia nenhuma fiscalização da Secretaria, sendo assim, esse projeto é justamente para mudar esse modus operandi, colocando um fiscal em cada local para que a Prefeitura saiba aonde e o que está sendo feito em cada propriedade," explica Petroli.

Contudo, o vereador Anderson Zanella (PP) não se convenceu do argumento e solicitou um pedido de vistas do projeto. Desta forma, a matéria só será levada a votação em 2024. 

Já dos três projetos enviados pelo Poder Executivo não houve ressalvas e todos foram aprovados por unanimidade de votos, sendo eles:

  1. Criação de 20 cargos para Enfermeiros concursados;
  2. Liberação de crédito de R$ 1.845.339,59 na unidade orçamentária da Secretaria de Educação "em razão da utilização do recurso da antecipação das compensações das perdas decorrentes da redução da arrecadação sobre as Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre o ICMS [...] e das transferências de recursos aos Municípios em razão da redução das receitas do Fundo de Participação dos Municípios (FPM)";
  3. Abertura de crédito de mil reais, também para a Secretaria de Educação, para garantir a chegada de recursos para a compra de vagas em escolas da rede privada em 2024 pela verba do Governo Federal através do FUNDEB, dado que "a despesa será executada somente em 2024, quando será feito a reabertura do crédito especial. Por não ser despesa de 2023, pelo Princípio da Competência, o valor é apenas para que o crédito possa existir tão logo se inicie 2024, sendo que, se aguardar para abertura no ano subsequente, o período letivo poderia ser prejudicado em razão do recesso desta Casa Legislativa," justificam no projeto. 

Na sessão, também foram aprovadas as três homenagens protocoladas:

  1. O vereador Marcos Barbosa (REPUBLICANOS) solicitou que a rua "E", do Loteamento Moinhos, bairro Cruzeiro, se tornasse Rua Lino Amadio, em honra "a memória de um homem trabalhador, apaixonado por sua família e cidade adotada, encontrando aqui aconchego para esquecer os períodos traumáticos da Segunda Guerra Mundial," destaca no projeto. 
  2. O vereador Jocelito Tonietto (PSBD), com o apoio dos demais colegas, protocolou a Portaria de Louvor e Agradecimento a empresa Netfar Provedor de Internet em comemoração aos seus 16 anos de fundação.
  3. E o vereador Paco, também com os outros parlamentares, solicitou a concessão de Portaria de Louvor e Agradecimento ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais, em comemoração aos 62 anos de fundação.
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários