Na última sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves de 2023, foi aprovado a criação de 20 cargos de enfermeiros para a pasta de Saúde da cidade. Os outros cinco projetos da Ordem do Dia também passaram por unanimidade de votos, menos a matéria do vereador Agostinho Petroli (MDB), envolvendo as horas máquinas da Secretaria de Agricultura, que foi retirada da pauta para atender o pedido de vistas solicitado por Anderson Zanella (PP).
O primeiro projeto que foi discutido entre os vereadores foi uma solicitação de alteração na Lei Municipal n° 6.429 de 10 de outubro de 2018, que "cria o programa de Concessão de Subsídio de Horas Máquina terceirizadas a produtores rurais do município de Bento Gonçalves e dá outras providências", enviada por Agostinho Petroli (MDB).
No texto, o parlamentar pede que um servidor da Secretaria de Desenvolvimento da Agricultura comece a acompanhar a prestação do serviço dos maquinários nas propriedades pois, de acordo com Petroli, está havendo uma discordância entre a realização do serviço e os agricultores. "Temos relatos de alguns agricultores sobre as horas máquina que deixaram dúvidas quanto a sua operacionalização. Então solicitamos a Secretaria um relatório desse serviço em 2022 e 2023 e acabou nos deixando com mais questionamentos. A impressão que dava era que, no meu entendimento, os dados da pasta não espelhavam a realidade do que estava acontecendo. Falamos com o Secretário e percebemos que era necessário mudar a forma em que esse serviço está sendo prestado aos agricultores. Por exemplo, até o momento a empresa conveniada e o agricultor faziam o relatório e comunicavam a pasta, não havia nenhuma fiscalização da Secretaria, sendo assim, esse projeto é justamente para mudar esse modus operandi, colocando um fiscal em cada local para que a Prefeitura saiba aonde e o que está sendo feito em cada propriedade," explica Petroli.
Contudo, o vereador Anderson Zanella (PP) não se convenceu do argumento e solicitou um pedido de vistas do projeto. Desta forma, a matéria só será levada a votação em 2024.
Já dos três projetos enviados pelo Poder Executivo não houve ressalvas e todos foram aprovados por unanimidade de votos, sendo eles:
Na sessão, também foram aprovadas as três homenagens protocoladas:
Mín. 17° Máx. 27°