14°C 25°C
Bento Gonçalves, RS
Publicidade

Vereadores de Bento aprovam denominações de rua e moções de aplauso

A sessão ocorreu durante a manhã desta segunda-feira, 18. Um dos projetos que estava na Ordem do Dia foi retirado da votação.

18/12/2023 às 14h38 Atualizada em 18/12/2023 às 16h48
Por: Renata Oliveira Fonte: NB Notícias
Compartilhe:
Crédito: Divulgação/Câmara de Vereadores
Crédito: Divulgação/Câmara de Vereadores

Uma das últimas sessões da Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves de 2023 ocorreu na manhã desta segunda-feira, 18, e foi marcada por debates sobre um projeto que nem chegou a ser votado dado que o autor da matéria, o vereador Ari Pelicioli (CIDADANIA), resolveu retirar o mesmo da Ordem do Dia após reclamações de diversos colegas. As demais matérias, as quais envolviam moções de aplauso e denominações de rua, foram aprovadas por unanimidade de votos. 

As primeiras pautas que foram discutidas durante a sessão desta segunda-feira, 18, foram as três emendas do vereador Rafael L. Fantin - o Dentinho (PSD) para o projeto de lei de Ari Pelicioli (CIDADANIA), o qual sugeria a criação do programa "Câmara vai à Escola", este que faria com que os parlamentares visitassem os educandários para explica o funcionamento do poder legislativo e debater sobre política. 

Contudo, Dentinho sugeriu algumas mudanças no projeto. A primeira para que as escolas interessadas realizassem um convênio com a Câmara para se habilitarem a receberem o programa; o segundo colocando que o Presidente da Casa Legislativa (Rafael Pasqualotto) ficasse responsável pela organização e execução das atividades e terceiro, estabelecendo diretrizes para o funcionamento da ação. 

No meio dos debates sobre essas emendas, Agostinho Petroli (MDB), Eduardo Pompermayer (PP), Edson Biasi (PP), Anderson Zanella (PP) e Thiago Fabris (PP) se manifestaram contra o projeto alegando que já existe um programa similar na Câmara, onde as escolas podem visitar o espaço e entender como funciona a Casa, além disso, colocaram que os vereadores já garantem uma liberdade de ir às instituições para conversar com os alunos, tanto a pedido deles quanto dos próprios professores. Depois destas colocações, Ari Pelicioli decidiu tirar o projeto da Ordem do Dia alegando que irá "discutir e trabalhar melhor o programa para trazê-lo novamente em 2024," destacou. 

Após o debate, as demais matérias foram aprovadas por unanimidade de votos, sendo elas:

  • De autoria do vereador Eduardo Pompernayer: Sugeriu que a rua "D" do Loteamento Videiras, localizado no Bairro São Roque, passe a denominar-se "RUA BALDOINO VITORIO DALLA POZZA" em homenagem ao morador do bairro que "sempre muito ativo e participativo na comunidade, contribuiu com a construção da
    Igreja e do Ginásio de São Roque, hoje no antigo ginásio se localiza o Colégio Cenecista," explica no projeto. Além disso, também protocolou a Moção de "APLAUSO", ao Farrapos Rugby Clube de Bento Gonçalves pelo título inédito do Campeonato Brasileiro de Rugby Sevens
  • De autoria do vereador Edson Biasi: Sugeriu que a rua "E" do Loteamento Reserva Santo Antão, localizado no Bairro Santo Antão, se torne "Rua EDUARDO CLÁUDIO TREVISAN", devido o trabalho que o Sr. Trevisan realizou no plantio de parreiras e ainda arrumava um tempo para ajudar na comunidade. Na linha Graciema Alta colaborou para a construção do salão e também nas festas da comunidade.
  • De autoria do vereador Ari Pelicioli: Moção de "APLAUSO", aos “ Ministros Eclesiásticos ” de Bento Gonçalves , em comemoração ao “DIA DA BÍBLIA”. O Livro mais publicado de todos os tempos, celebrado no Brasil, na segunda semana do mês de dezembro de cada ano. Reconhecimento a estes que propagam os “ensinamentos bíblicos”.
  • E de autoria do vereador Marcos Barbosa (REPUBLICANOS): Moção de aplauso ao jovem de Bento Gonçalves, GABRIEL ELIAS JOSENDE pela honraria recebida com o título de Imortal da Academia de Letras do Brasil - Seccional RS, ocupando a cadeira 169, patrono Guilhermino César.
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários